Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4641
Título: Influência de bebidas ácidas sobre resina composta nanohíbrida
Autor(es): Pinto, Brunna Raquel Leite
Palavras-chave: Resinas dentárias
Resinas compostas
teste de dureza da resina
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: A resina composta tem sido um material amplamente utilizado na odontologia atual, devido à evolução de suas propriedades mecânicas e ópticas. Contudo a mesma está continuamente sujeita à ação deletéria do meio bucal, podendo sofrer constante erosão, devido ao crescente consumo de bebidas cítricas, frutas e refrigerantes. O objetivo desse trabalho foi avaliar a microdureza de uma resina composta após diferentes desafios ácidos. A amostra foi constituída por 18 corpos de prova (n=3), sendo estes discos da resina composta Esthet-X HD que foram imersos em 6 tipos de bebidas (Coca-Cola , Gatorade ® , suco de laranja, Red Bull ® ,Sollys ® e água destilada). Foi medido o pH de cada bebida, através do potenciômetro Modelo Q400A. A microdureza inicial e final de cada corpo de prova foi avaliada, antes e após os ciclos dos desafios ácidos, utilizandose o microdurômetro (Microhardness Tester FM - 700) com penetrador diamantado piramidal tipo Vickers programado para aplicar uma carga estática de 100 g durante 15 segundos. Após a análise dos dados verificou- se que a Coca Cola apresentou o pH mais ácido entre as bebidas utilizadas; gatorade laranja, suco de laranja e red bull apresentaram diferenças médias da microdureza inicial e final estatisticamente significante; a água destilada apresentou a maior média da microdureza para os dados iniciais e que a água destilada e gatorade laranja apresentam maiores médias da microdureza para os dados finais. Não houve relação direta entre o nível do pH com o potencial de redução da microdureza do material, ou seja, outros fatores contribuíram para o resultado, como titulação e propriedade de quelação do ácido.
Descrição: PINTO, B. R. L. Influência de bebidas ácidas sobre resina composta nanohíbrida. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4641
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brunna Raquel Leite Pinto.pdfBrunna Raquel Leite Pinto808.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.