Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4642
Título: Reuso de efluentes de filtros intermitentes tratando águas residuárias para produzir tomate cereja
Autor(es): Santos, Emanuela Araújo dos
Palavras-chave: Água residual
Tomate cereja
Agricultura
Reator UASB
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: A água é um recurso natural limitado e que por muito tempo o homem fez uso indiscriminado gerando graves problemas ambientais e de saúde pública, além de diminuir a oferta de água potável para o consumo humano. Nesse contexto surge a necessidade do reuso de águas residuais para diversos fins, inclusive para a agricultura, por ser uma atividade que consome uma grande quantidade água. O uso de efluentes tratados pode ser visto como uma forma de minimizar a escassez água potável, bem como o uso de fertilizantes químicos na agricultura, uma vez que esses podem ser substituídos pelos nutrientes contidos nos efluentes. O tomate é umas das culturas mais consumidas no mundo, por conter uma fonte importante de vitaminas. Apresenta um ciclo relativamente pequeno e de altos rendimentos, o que pode ser de grande proveito para pequenos e grandes agricultores, por gerar um bom retorno financeiro. Esse trabalho teve como objetivo avaliar o uso de efluentes domésticos tratados no cultivo de tomates cerejas como alternativa para substituir o uso de fertilizantes químicos. O sistema experimental é constituído por um reator UASB seguido de um tanque de equilíbrio e dois filtros intermitentes de areia em série. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e sessenta semeaduras no total, sendo três semeaduras por vaso. Os tratamentos foram compostos pelo uso de doses de efluente (100%,75%,50%, 25%) e com o uso de 100% de água potável. As regas foram aplicadas durante todo o ciclo da cultura que durou aproximadamente 90 dias. Foi possível verificar que a água residuária proporcionou diferenças nos diferentes níveis de efluente adicionados nas plantas. O efluente do filtro (3) intermitente de areia usado para a irrigação apresentou níveis de coliformes bem abaixo do recomendado pelas normas sanitárias brasileiras, bem como a quantidade de ovos de helmintos atendeu as diretrizes estabelecidas para esse fim.
Descrição: SANTOS, E. A. dos. Reuso de efluentes de filtros intermitentes tratando águas residuárias para produzir tomate cereja. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4642
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuela Araújo dos Santos.pdfEmanuela Araújo dos Santos1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.