Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4644
Título: Sensibilidade dentinária após tratamento restaurador com resina composta: Revisão de literatura
Autor(es): Soares, Ana Cláudia da Cruz
Palavras-chave: Sensibilidade da dentina
Dor aguda
Resinas compostas
Restauração dentária permanente
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: A sensibilidade dentinária pós-operatória pode ser definida como a dor associada à mastigação ou ao contato com estímulos não nocivos (frio, quente, doce, azedo), que ocorre após algum tratamento restaurador; manifesta-se como dor aguda, de curta duração e que desaparece quando removido o estímulo. Sendo uma condição clínica bastante incômoda tanto para o paciente quanto para o profissional. O presente trabalho teve como objetivo analisar, através de revisão de literatura, as causas da sensibilidade pós-operatória em restaurações diretas de resina composta, bem como as maneiras de minimizar ou evitar este problema. Uma desvantagem das resinas compostas é a contração de polimerização, que gera tensões na interface adesiva, podendo levar à formação de fendas entre o material restaurador e as paredes cavitárias. Como conseqüência dessas lacunas ocorre infiltração marginal, recorrência de cárie, degradação marginal e sensibilidade pós-operatória. Foram identificadas como principais causas da sensibilidade pós-restauração: condições pré-existentes, tais como pulpite, trincas, fraturas no dente, áreas de exposição dentinária; profundidade da cavidade; condicionamento ácido excessivo; desidratação da dentina; aquecimento das estruturas dentárias durante o preparo cavitário ou na fase de acabamento e polimento; negligência na proteção do complexo dentinopulpar; aplicação incorreta dos sistemas adesivos; contração de polimerização das resinas; infiltração marginal; interferências oclusais. Portanto, muitas das causas da sensibilidade pós-operatória referem-se a erros do operador, sendo importante o domínio da técnica adesiva, o conhecimento das propriedades dos materiais restauradores e sua correta indicação para que se alcance o sucesso clínico, como também pode ser prevenida ou minimizada por meio de cuidados tomados durante o tratamento restaurador.
Descrição: SOARES, A. C. da C. Sensibilidade dentinária após tratamento restaurador com resina composta: Revisão de literatura. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4644
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cláudia da Cruz Soares.pdfAna Cláudia da Cruz Soares388.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.