Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4648
Título: Obesidade na adolescência: um problema de saúde pública
Autor(es): Alves Filho, José Messias
Palavras-chave: Adolescentes
Obesidade
Atividade física
Qualidade de vida
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: A obesidade vem aumentando acentuadamente ao longo dos últimos anos principalmente entre os adolescentes, tornando-se importante preveni-la e tratá-la para que suas complicações não se estendam a vida adulta. É nesse sentido que a disciplina Educação Física na escola assume papel fundamental, pois pode elevar os níveis diários de atividade física desses adolescentes e modificar valores associados à atividade física e a obesidade. Desta forma, esta pesquisa objetivou analisar a influência de fatores exógenos sobre a obesidade em escolares, na faixa etária entre 13 e 14 anos de uma escola estadual na cidade de Queimadas – PB. Para a coleta dos dados utilizamos as medidas antropométricas, tais como, peso, altura, e espessura das dobras cutâneas tricipital e subescapular. Fizemos uso ainda do questionário de Baecke (1982) para avaliação do nível de atividade física, bem como o recordatório alimentar de 24 horas, para avaliação nutricional Bueno (2010). Foram avaliados 24 adolescentes sendo 14 meninas e 10 meninos. Encontramos, nesta pesquisa, baixo índice de obesidade. Em relação ao IMC, 67% estão com seu peso considerado normal, 71% dos avaliados estão com percentual de gordura corporal adequado e, ainda, os adolescentes apresentam um bom nível de atividade física, 84% são considerados ativos. No tocante à ingesta alimentar de 24h, observamos que os adolescentes estavam consumindo calorias acima do ideal, no entanto, não apresentava obesidade, fator associado ao bom nível de atividade física. Concluímos, portanto, que apesar da baixa prevalência de obesidade encontrada neste estudo, é importante procurar manter e se possível elevar o número de adolescentes saudáveis, seja através de incentivos das escolas ou políticas públicas que sejam realmente atuantes para que tenhamos cada vez mais saúde, bem estar e qualidade de vida entre os mais jovens.
Descrição: ALVES FILHO, J. M. Obesidade na adolescência: um problema de saúde pública. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4648
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Messias Alves Filho.pdfJosé Messias Alves Filho538.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.