Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4651
Título: O reflexo do complexo: Fraternidade, personalidade e psicanálise
Autor(es): Guimarães, Jonathan Araújo
Palavras-chave: Relações familiares
Relações fraternais
Complexo de Édipo
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: Neste artigo de revisão bibliográfica, será analisado e discutido os trabalhos já publicados de base psicanalítica, recorrendo algumas teorias e pesquisas, acerca das vicissitudes na relação entre irmãos. De maneira geral, na psicanálise, observamos diversas contribuições sobre a importância da relação fraternal na constituição do sujeito. Porém, a temática do Complexo Fraterno, é por muitas vezes apresentada como uma parte de menor significância diante de outras temáticas, tais como o Complexo de Édipo. Atualmente já dispomos de diversas pesquisas e obras teóricas que tratam da forma como a relação fraternal repercute na personalidade de cada membro de uma fratria. Tomamos o conceito de Fraternidade para além dos laços consanguíneos, estendendo-se a toda relação em que se evidencie a função fraternal, incluindo aqui os filhos únicos. Este trabalho remontará ao pensamento psicanalítico nas contribuições de autores clássicos até ao pensamento de dissidentes, onde todos concordam, cada um na sua perspectiva, sobre a relevância do Complexo Fraterno na dinâmica familiar, e desta forma, no desenvolvimento da subjetividade de todo indivíduo.
Descrição: GUIMARÃES, J. A. O reflexo do complexo: Fraternidade, personalidade e psicanálise. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4651
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonathan Araújo Guimarães.pdfJonathan Araújo Guimarães249.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.