Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4652
Título: O uso da calculadora em jogos numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental da cidade de Itabaiana – PB
Autor(es): Gouveia Júnior, Nicácio Marques
Palavras-chave: Calculadora básica
Jogos matemáticos
Ensino Fundamental
Ensino de Matemática
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: Este trabalho visa compreender a importância e influência da utilização da Calculadora nas aulas de Matemática como um instrumento de aprendizado em sala de aula, analisando vantagens e possíveis desvantagens de seu uso. Tem como objetivo geral identificar as estratégias de resolução dos Jogos pelos alunos da Turma do 9º Ano com a utilização da Calculadora Básica. Nesta pesquisa realizamos atividades individuais e em grupo com 14 alunos regularmente matriculados em uma escola da rede estadual localizada na cidade de Itabaiana no Estado da Paraíba. A metodologia utilizada foi composta de duas etapas: primeiramente uma atividade de sondagem composta por 12 problemas contextualizados sobre as quatro operações básicas sem a utilização da calculadora e, em uma segunda etapa foram aplicados cinco jogos matemáticos com a utilização da calculadora como instrumento auxiliador no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados mostraram que a utilização da calculadora foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois ao invés deles ficarem presos a cálculos repetitivos, focaram seu tempo nos processos de resolução.
Descrição: GOUVEIA JÚNIOR, N. M. O uso da calculadora em jogos numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental da cidade de Itabaiana – PB. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4652
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nicácio Marques Gouveia Júnior.pdfNicácio Marques Gouveia Júnior8.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.