Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4654
Título: Sensibilidade pós-clareamento: Revisão de literatura
Autor(es): Gomes, Andréa Maria Ramos Tomáz
Palavras-chave: Clareamento dental
Sensibilidade dentinária
Peróxido de hidrogênio
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: As pigmentações que alteram a cor dos dentes resultam de uma completa interação física e química entre o agente cromatógeno e o dente, e um dos métodos mais utilizados para tratamento estético dos dentes manchados/escurecidos é o clareamento. É uma técnica não invasiva que remove os pigmentos que alteram a cor dos dentes, podendo ser utilizada tanto em dentes vitais quanto em não vitais, através da aplicação de agentes químicos que, por uma reação de oxidação, removem pigmentos orgânicos dos dentes. Entretanto, torna-se necessário discutir se o uso de géis clareadores sobre a superfície dental tem algum efeito adverso sobre essas estruturas, visto que os procedimentos de clareamento dental têm se tornado cada vez útil como terapia para restabelecer a estética. Durante o tratamento, uma queixa freqüente dos pacientes é a ocorrência da sensibilidade dentária. Esta sensibilidade se deve a capacidade dos agentes clareadores de penetrar no esmalte e na dentina devido à alta permeabilidade destas estruturas dentais, indo atingindo diretamente a polpa. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo fazer uma revisão de literatura avaliando as possíveis causas da sensibilidade dentária após o clareamento dental, o mecanismo de formação e as alternativas para o seu tratamento.
Descrição: GOMES, A. M. R. T. Sensibilidade pós-clareamento: Revisão de literatura. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4654
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andréa Maria Ramos Tomaz Gomes.pdfAndréa Maria Ramos Tomaz Gomes312.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.