Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4657
Título: A recreação por diferentes visões: um estudo com pessoas atuantes na recreação na cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Célio, Igor Marcelo Borges
Palavras-chave: Recreação
Educador físico
Atuação profissional
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: A recreação é um mercado de trabalho que vem crescendo atualmente. Em geral, sendo realizadas em festas infantis, colônias de férias, clubes, hotéis, buffets, acampamentos, ônibus, entre outros. Para atuar nesta área não é necessário ter curso superior, desta forma, é comum encontrar neste mercado pessoas atuantes na área da recreação sem formação acadêmica. Na cidade de Campina Grande – PB existem recreadores/animadores graduados em educação física, pedagogia e em outras áreas, além de profissionais sem formação superior. Em vista disso, este trabalho teve como seu objetivo principal reconhecer a diferença de visões entre o profissional com curso superior em educação física para o não formado no mesmo, tendo também como objetivos específicos identificar profissionais atuantes na área da recreação na cidade de Campina Grande – PB, através de um questionário comparar a visão do profissional de educação física com o profissional não formado em educação física acerca da atuação e dos conhecimentos da área da recreação, analisar o conhecimento acerca da temática recreação e lazer, dos profissionais participantes e identificar de que forma os profissionais graduados em educação física e os profissionais não graduados em educação física veem o mercado de trabalho. O estudo levantou discussões direcionadas à recreação e seus profissionais atuantes, trazendo alguns conceitos e diferentes pontos de vista em relação ao tema. Esta pesquisa caracterizou-se como descritiva, a qual veio por si trazer a reflexão sobre a formação acadêmica e qual a diferença das visões dos profissionais atuantes na recreação e lazer quando possui formação acadêmica em Educação Física fazendo relação com aqueles que também atuam com a recreação, mas que não possuem formação em Educação Física. O instrumento de coleta de dados foi um questionário e entrevista semiestruturada, os dados foram analisados de forma interpretativa pelo pesquisador através da análise de conteúdo das entrevistas. Com esta pesquisa pudemos tirar várias conclusões em relação às diferentes visões de pessoas atuantes com recreação na cidade de Campina Grande – PB, incluindo conceitos sobre recreação e animação, as diferentes formas de pensar e agir em relação á esses dois temas.
Descrição: CÉLIO, I. M. B. A recreação por diferentes visões: um estudo com pessoas atuantes na recreação na cidade de Campina Grande – PB. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4657
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Marcelo Borges Célio.pdfIgor Marcelo Borges Célio686.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.