Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4660
Título: Granulomas de anéis hialinos em cisto dentígero: relato de caso incomum e revisão de literatura
Autor(es): Santos, Hellen Bandeira de Pontes
Palavras-chave: Cisto dentígero
Cistos odontogênicos
Odontologia
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: Os granulomas de anéis hialinos (GAHs) são achados histopatológicos, de etiopatogênese incerta, caracterizados por anéis hialinos ou massas hialinas ovóides homogêneas/ fibrilares dispostos em um tecido conjuntivo fibroso que exibe quantidades variáveis de células inflamatórias e células gigantes multinucleadas. Relatos sobre a ocorrência de GAHs em cistos odontogênicos são escassos. Este artigo relata um caso incomum de GAHs que foram identificados na cápsula fibrosa de um cisto dentígero e realiza uma revisão de 66 casos descritos na literatura inglesa sobre a ocorrência desse achado microscópico em cistos odontogênicos, enfatizando sua etiopatogênese e aspectos clínico-patológicos. Paciente do sexo masculino, 7 anos de idade, foi encaminhado para avaliação de uma tumefação indolor, amolecida, de coloração azulada, localizada na região anterior de mandíbula, do lado esquerdo. Ao exame radiográfico, observou-se lesão radiolúcida unilocular, bem delimitada, associada à coroa do canino permanente incluso. Foi realizada biópsia incisional e o exame histopatológico revelou cavidade cística revestida por epitélio pavimentoso estratificado não ceratinizado, de poucas camadas, exibindo áreas de hiperplasia, exocitose e espongiose. Em áreas da cápsula fibrosa, foram constatadas pequenas massas hialinas ovóides homogêneas/ fibrilares associadas a células gigantes multinucleadas, compatíveis com GAHs. Com base no diagnóstico definitivo de cisto dentígero inflamado, foi realizada a marsupialização da lesão. O paciente permanece em acompanhamento. Nos cistos dentígeros, assim como em outros cistos odontogênicos, os GAHs se apresentam como estruturas pequenas e inconspícuas. Ressalta-se a importância de uma avaliação histopatológica minuciosa das lesões císticas odontogênicas para o estabelecimento da real frequência destes achados microscópicos nestas lesões, bem como para o esclarecimento da sua etiopatogênese.
Descrição: SANTOS, H. B. de P. Granulomas de anéis hialinos em cisto dentígero: relato de caso incomum e revisão de literatura. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4660
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hellen Bandeira de Pontes Santos.pdfHellen Bandeira de Pontes Santos1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.