Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4662
Título: Efeito da educação sobre saúde bucal em bombeiros no gerenciamento de dentes permanentes avulsionados
Autor(es): Perazzo, Matheus de França
Palavras-chave: Avulsão dentária
Educação em Odontologia
Bombeiros
Atuação profissional
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: Bombeiros prestam primeiros socorros às vítimas de acidentes, podendo lidar com situações de avulsões dentárias antes de encaminharem os pacientes traumatizados para as salas de emergência. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da educação no conhecimento e atitudes emergências de bombeiros frente a situações de avulsão dentária em diferentes períodos de tempo. Foi um estudo de intervenção, no qual um questionário foi utilizado para avaliar a efetividade de uma breve atuação educativa em 90 bombeiros do município de Campina Grande, PB, Brasil. O instrumento foi aplicado antes da palestra (T ), imediatamente depois (T 1 ) e seis meses após a palestra (T ). O teste de McNemmar foi utilizado para comparar as respostas entre os diferentes momentos de avaliação, com nível de significância de 5% (p<0,05). Os comentários dos participantes antes da intervenção revelaram a falta de temas relacionados à Odontologia durante o treinamento profissional. Melhorias em relação ao T 0 2 foram encontradas na segunda e terceira avaliações relativas ao conceito de avulsão (p<0,001) e reimplante (p=0,002), conduta a ser realizada em casos de avulsão (p=0,503), capacidade de realizar o reimplante (p=0,001), tempo ideal para o reimplante (p<0,001), meio de estocagem (p=0,012) e manuseio do elemento avulsionado antes do reimplante (p=0,063). Observou-se um aumento da insegurança para a realização do reimplante quando comparado o T 1 com o T 2 (p=0,001) A palestra pode aumentar significativamente o conhecimento e as medidas corretas a serem tomadas em casos de avulsão dentária. Embora o nível de conhecimento dos profissionais tenha permanecido elevado seis meses após a intervenção educativa, certa insegurança foi encontrada quanto à realização do reimplante.
Descrição: PERAZZO, M. de F. Efeito da educação sobre saúde bucal em bombeiros no gerenciamento de dentes permanentes avulsionados. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4662
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus de França Perazzo.pdfMatheus de França Perazzo1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.