Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4664
Título: Diagnóstico e tratamento em oncologia pediátrica: vivências do principal cuidador
Autor(es): Brito, Edva Duarte
Palavras-chave: Assistência de enfermagem
Oncologia
Enfermagem pediátrica
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: Introdução: De todos os tumores malignos da infância, a leucemia é o mais comum, representando cerca de 29% no Brasil. Associado ao diagnóstico segue uma série de fatores vivenciados pelo principal cuidador, tais como internações frequentes; sofrimento e medo relacionados ao tratamento, recidivas e à morte; afastamento do emprego e preocupação com os filhos que ficaram em casa, podendo afetar a qualidade de vida do cuidador, bem como o tratamento da criança/adolescente. Objetivo: Investigar as vivências do principal cuidador de crianças e adolescentes com câncer em relação ao diagnóstico e tratamento. Analisar a reação dos mesmos frente ao diagnóstico de LLA e suas experiências em relação ao tratamento. Metodologia: Trata-se de um estudo de campo, descritivo, com abordagem qualitativa, realizado no período de outubro de 2012 a junho de 2013. A leitura e interpretação dos dados ocorreram através da análise de conteúdo. Resultados e Discussão: A LLA em uma criança/adolescente afeta toda a família provocando inúmeras mudanças. O principal cuidador passa a vivenciar situações de dúvida, sofrimento, dor, angústia, medo e mudanças na rotina diária tornando o processo mais difícil e desgastante. Conclusão: Os profissionais de saúde precisam conhecer e compreender a percepção e vivência da família, a fim de planejarem e direcionarem suas intervenções.
Descrição: BRITO, E. D. Diagnóstico e tratamento em oncologia pediátrica: vivências do principal cuidador. 2013. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4664
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edva Duarte Brito.pdfEdva Duarte Brito1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.