Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4717
Título: Conhecimento e uso de plantas medicinais em uma comunidade rural no município de Cuitegi, Paraíba, Nordeste, Brasil
Autor(es): Silva, Simone da
Palavras-chave: Plantas medicinais
Etnobotânica
Conhecimento tradicional
Data do documento: 20-Ago-2014
Resumo: As comunidades locais são responsáveis por manter um grande elenco de plantas cultivadas para suprir necessidades alimentícias, industriais ou médicas. O conhecimento tradicional fornece dados importantes para novas descobertas científicas, e nesse panorama as pesquisas sobre o uso de plantas medicinais têm aumentado no Brasil. Assim, muitos estudos etnobiológicos vêm sendo realizados no Brasil, sendo a etnobotânica um dos campos mais desenvolvidos, devido ao seu caráter interdisciplinar na busca de entender as inter-relações entre os seres humanos e as plantas. O estudo foi realizado na comunidade do Sítio Palmeira no município de Cuitegi, localizado no estado da Paraíba (Nordeste do Brasil), na Mesorregião do Agreste paraibano e na Microrregião de Guarabira-PB. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi registrar o uso e importância relativadas plantas medicinais utilizadas pelas mulheres da comunidade do Sítio Palmeira, Cuitegi (Paraíba, Nordeste do Brasil). Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 40 mulheres (chefes de famílias). Aplicou-se o índice de Importância Relativa (IR). Também, foi realizado distinção entre as citações de o valor de uso atual (VUatual.) e valor potencial (VUpotencial.). As informantes foram convidadas a assinar o termo de livre esclarecimento (Resolução 196/96). O material botânico coletado em campo foi identificado, processado e incorporado no Herbário Jaime Coelho de Morais (CCA-UFPB-Campus II).Foram registradas 140 espécies pertencentes a 63famílias e para esse total obtivemos 92 indicações terapêuticas. A espécies mais citada foia Lippia alba (Mill.) N.E.Br. (erva-cidreira) (43) citações. A família botânica Lamiaceae com (10), se destacou quanto ao número de espécies representadas. Considerando a importância relativa (IR), a espécie que possui o maior valor foi Cymbopogon citratus (DC.)Stapf. (capim santo) IR=1,75. Quanto às partes das plantas mais utilizadas pelas mulheres, destacam-se as folhas com (440) citações.O modo de preparo mais utilizado foi: infusão (chá abafado) (215) citações, decocto (chá cozido) (194). Quanto ao VUatual e VUpotencial destas espécies o Cymbopogon citratus (DC.) Stapf. (capim santo) destacou-se quanto o VUpot.0,27 e em VUat. 0,77. As indicações de uso terapêuticas mais enfatizadas foram: tosse (143) e dor de barriga (87). Os sistemas corporais que tiveram maior destaque foram: os transtornos do sistema respiratório e digestório com (217) citações. Sobre a perpetuação do conhecimento na medicina tradicional 85% das mulheres entrevistadas afirmaram que, ensina como é feito os preparos caseiros.Entende-se, que o amplo conhecimento sobre as plantas usadas pelas moradoras da comunidade dar-se através da propagação do conhecimento tradicional compartilhado entre os membros de uma mesma família. No entanto, é indispensável à realização de mais estudos etnobotânicos nessa comunidade, na perspectiva conservacionista das plantas medicinais.
Descrição: SILVA, S. da. Conhecimento e uso de plantas medicinais em uma comunidade rural no município de Cuitegi, Paraíba, Nordeste, Brasil. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4717
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone da Silva.pdfSimone da Silva1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.