Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4718
Título: Impactos socioeconômicos do programa Bolsa Família no município de Dona Inês - PB
Autor(es): Felicio, Joana D’arc de Lima
Palavras-chave: Programa Bolsa Família
Impacto socioeconômico
Desenvolvimento do comércio
Data do documento: 20-Ago-2014
Resumo: Os efeitos do Programa Bolsa Família (PBF) no bem-estar social das famílias beneficiadas pelo programa e do impacto econômico nas diferentes atividades da economia têm se tornado objeto de vários estudos e pesquisa. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar os impactos do Bolsa Família nos avanços socioeconômicos e no desenvolvimento do comércio no município de Dona Inês, estado da Paraíba. A análise iniciou-se a partir de um levantamento bibliográfico, com a leitura e fichamento do material em gabinete. Em seguida, foi realizado o trabalho de campo. As entrevistas foram aplicadas a um grupo de beneficiários (04 famílias) e alguns comerciantes da cidade (04 mercadores, ambos os sexos), a respeito da importância que esse benefício social representa para as famílias usuárias deste Programa e de sua importância para a economia, principalmente, para o comércio local. Os resultados indicam que houve uma melhoria na qualidade de vida das famílias atendidas pelo PBF, após ingressarem no Programa e no aumento significativo dos pontos comercias direcionados a atender esse público consumidor, contribuindo diretamente para a movimentação da economia, através de uma injeção monetária mensal paga aos beneficiários, os quais gastam esse dinheiro em quase sua totalidade no município, evidenciando seu efeito positivo no meio social e econômico do lugar.
Descrição: FELICIO, J. D. de. L. Impactos socioeconômicos do programa Bolsa Família no município de Dona Inês - PB. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4718
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joana D’arc de Lima Felicio.pdfJoana D’arc de Lima Felicio1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.