Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4722
Título: Incidência de Escheweilera ovata (Cambess) Mart. Protuim heptaphyllum (Aubl.) March e Acca sellowiana (O. Berg), na reserva legal de mata atlântica Riacho Pau-Brasil - destilaria Miriri/PB
Autor(es): Gonçalves, Edna Oliveira
Palavras-chave: Biodiversidade
Mata atlântica
Ecossistemas florestais
Data do documento: 20-Ago-2014
Resumo: A Mata Atlântica brasileira ou Bioma Mata Atlântica, em seu domínio original, englobava uma área de 1.306.000 km², o equivalente a 15% do território nacional e ocorria, total ou parcialmente, em 17 estados brasileiros. Da cobertura original, restaram apenas 7,6%, atualmente com maior intensidade nas regiões Sudeste e Sul. O presente estudo objetiva fazer um levantamento florístico e fitossociológico, da Reserva Legal Riacho Pau-Brasil (RLRPB), para constatar e caracterizar as maiores incidências de espécies endêmicas da Mata Atlântica na área. O tipo de amostragem aplicada foi o método dos quadrados (MUELLER-DOMBOIS & ELLENBERG (1974), RODAl et al., (1992) e ARAÚJO & FERRAZ (2004)), realizadas em 18 (dezoito) unidades amostrais de 10 x 10 m. Para cada indivíduo, acima de 1 metro, foi coletado material botânico para identificação, medido o DAP (diâmetro à altura do peito), altura média, através de uma vara metálica graduada de 5 m, cobertura da copa e altura do tronco, constando também o nome popular e a etno-botânica; foram calculados todos os parâmetros fitossociológicos. O material fértil das espécies pesquisadas na mata foi coletado ao longo de 12 meses, no período de agosto de 2009 a agosto de 2010. Os resultados encontrados atestam que a composição Florística da área amostrada é formada por 1.362 indivíduos, pertencentes a 30 famílias, distribuídos em 62 gêneros, 69 espécies identificadas e 11 indivíduos de ordem taxonômica indeterminada. Na área amostrada as espécies que apresentaram maior incidência foram: Imbiriba (Eschweilera ovata), com 140 indivíduos; Amescla (Protium heptaphyllum), com 107 indivíduos; e Goiaba do mato (Acca sellowiana), com 102 indivíduos. São essas as espécies consideradas como pioneiras e, juntas, representam 26,82% da cobertura vegetal da RLRPB. Conclui-se que a vegetação encontrada na RLRPB apresenta uma composição característica de Mata Atlântica e pode ser considerada como uma floresta em estágio secundário, resultante de um processo de regeneração natural da vegetação, anteriormente descaracterizada por exploração madeireira e/ou por causas naturais. Mesmo assim, ainda foi possível encontrar indivíduos remanescentes da vegetação primária.
Descrição: GONÇALVES, E. O. Incidência de Escheweilera ovata (Cambess) Mart. Protuim heptaphyllum (Aubl.) March e Acca sellowiana (O. Berg), na reserva legal de mata atlântica Riacho Pau-Brasil - destilaria Miriri/PB. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4722
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edna Oliveira Gonçalves.pdfEdna Oliveira Gonçalves2.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.