Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4726
Título: O processo de crescimento e organização do espaço urbano em Araçagi - PB
Autor(es): Andrade, Kaliandra Gomes
Palavras-chave: Espaço urbano
População
Qualidade de vida
Data do documento: 20-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho analisa o processo de crescimento e de organização do espaço urbano na cidade de Araçagi e os efeitos sobre a qualidade de vida da população, de modo a contribuir para o equacionamento dos problemas constatados na cidade. Araçagi está localizada na mesorregião do Agreste Paraibano e na microrregião de Guarabira, apresentando uma altitude aproximada de 57 metros e distante 98 km da capital. A metodologia consistiu em levantamentos bibliográficos para fundamentação teórica do assunto, consulta ao banco de dados censitários do IBGE, trabalho em gabinete onde foram tabuladas as informações coletadas, pesquisa de campo para cobertura fotográfica e aplicação de questionários. Através dos dados foi possível observar que a população rural ainda é maior que a urbana, porém este número vem diminuindo a cada década. Mesmo a população urbana ainda sendo menor, verifica-se a cada década um aumento gradativo. Conclui-se que a população não precisa apenas de moradia, mas também de calçamento nas ruas, de um destino certo ao lixo produzido, sistemas de esgoto, acesso adequado aos serviços de saúde pública, segurança, educação e emprego. Portanto, analisando o que foi relatado neste trabalho observou-se que Araçagi, mesmo sendo uma cidade de pequeno porte, vem passando por um processo de crescimento que aos poucos se intensifica. Para que este processo continue evoluindo o poder público deve fazer sua parte melhorando a infraestrutura da cidade e a qualidade de vida da população.
Descrição: ANDRADE, K. G. O processo de crescimento e organização do espaço urbano em Araçagi - PB. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4726
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kaliandra Gomes Andrade.pdfKaliandra Gomes Andrade1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.