Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4727
Título: Um olhar sobre o ensino de geografia na escola do campo: um estudo de caso na E. M. E. F. Manoel Soares de Oliveira município de Itapororoca/PB
Autor(es): Silva, Junio Santos da
Palavras-chave: Educação do campo
Ensino
Ensino de geografia
Data do documento: 20-Ago-2014
Resumo: Esta pesquisa objetiva refletir sobre o ensino de Geografia que está sendo ofertado na escola no campo, analisamos também a proposta que norteia esse ensino, considerando o sujeito do campo, como produtor de conhecimento e da sua própria história. O que observamos são propostas educacionais que se materializam no espaço urbano, ofertado às escolas do campo, ensino esse descontextualizado da realidade e de suas especificidades não respeitando o modo de ser, pensar e agir do povo do campo. Precisamos de uma Geografia seguidora e ocasionadora de mudanças da sociedade, trazendo transformações para a realidade da sala de aula, com caráter formador de cidadãos conscientes. Os resultados obtidos, foram que a maioria dos educadores como também os gestores da unidade de ensino, tem um conhecimento restrito a respeito da educação do campo, como também desconhecem a existência de uma proposta educacional direcionada as pessoas que moram no campo. Analisando o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, percebeu-se que em nenhum momento contempla a necessidade de trabalhar um ensino pautado na proposta de educação do/no campo. Estes resultados foram coletados e analisados baseados nas entrevistas em que fizemos ao longo dos meses de Agosto de 2013 a Junho de 2014 e como técnica de pesquisa realizamos trabalho de campo.
Descrição: SILVA, J. S. da. Um olhar sobre o ensino de geografia na escola do campo: um estudo de caso na E. M. E. F. Manoel Soares de Oliveira município de Itapororoca/PB. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4727
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Junio Santos da Silva.pdfJunio Santos da Silva842.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.