Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4729
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Ellyjeanne Barbosa Gomes da-
dc.date.accessioned2014-08-20T15:52:12Z-
dc.date.available2014-08-20T15:52:12Z-
dc.date.issued2014-08-20-
dc.identifier.other372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4729-
dc.descriptionCOSTA, E. B. G. da. Prática de ensino em geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro, Gurinhém-PB. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO estágio supervisionado é uma ferramenta fundamental na formação do profissional de licenciatura, visto que, nos permite uma relação direta com prática de ensino e possibilita vivenciar na prática a teoria adquirida na Universidade. O presente trabalho relata as experiências desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) João Ribeiro, no período de 2013 a 2014. Essa experiência advém do plano de Estágio supervisionado II do curso de Licenciatura Plena em Geografia, na UEPB (Universidade Estadual da Paraíba). Nesse sentido o objetivo desse trabalho é analisar a estrutura física do ambiente escolar e as relações acerca das concepções dos alunos a respeito do papel social da geografia e suas categorias de análises. Foi feito levantamento bibliográfico com base em teorias de autores que enfocam a importância do estágio supervisionado na formação docente, caracterização do espaço escolar e a prática de ensino em Geografia. Sendo assim, a realização deste trabalho justifica-se necessário por diagnosticar as ações cotidianas do ambiente escolar. Buscou-se analisar o espaço escolar através de levantamento de dados e entrevistas com o diretor e funcionários da Escola, foram aplicados questionários com o professor supervisor, para traçar o perfil da turma em analise buscado saber os métodos de ensino e materiais didáticos utilizados em suas aulas, como também com alunos do 3º ano D. Os resultados obtidos foram sistematizados e expressos através de tabelas e gráficos, e constatou-se que a metodologia do professor é bem atual, pois ele usa práticas pedagógicas que estimulam o aluno a ter uma visão critica dos assuntos expostos em sala de aula, dessa forma contribuiu de forma impar na minha experiência no estágio. Como não poderia ser diferente, todo processo de formação profissional, necessita de um embasamento teórico agregado a um empírico, como forma de construção do saber.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Jakson Amâncio Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectConceitos geográficospt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.titlePrática de ensino em geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro, Gurinhém-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ellyjeanne Barbosa Gomes Da Costa.pdfEllyjeanne Barbosa Gomes Da Costa1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.