Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4730
Título: Diagnóstico sobre a disposição dos resíduos sólidos no município de Duas Estradas-PB
Autor(es): Bezerra, Maria do Céu Serafim
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Meio ambiente
Duas Estradas - PB
Data do documento: 20-Ago-2014
Resumo: A degradação do meio ambiente tem sido tema de muitos debates e discussões no mundo, um dos temas mais abordados em nossa sociedade é a questão dos resíduos sólidos. Nesse contexto foi analisada a percepção dos moradores das proximidades do lixão localizado no Sítio Camaratuba, Município de Duas Estradas-PB. Identificar os danos ambientais oriundos da disposição inadequado dos resíduos sólidos, além da contribuição dos recicladores para amenizar os efeitos ambientais. O trabalho de campo foi necessário para conhecer a área estudada, podendo vivenciar de fato a realidade, para assim confirmar toda a discussão feita, através da percepção dos autores. Foram aplicados 30 questionários estruturados e semiestruturados, com moradores residentes nas proximidades da área de estudo, complementando-se com os dados da Secretaria de Infraestrutura do Município de Duas Estradas/PB, além de conversas informais com comerciantes e trabalhadores que estão diretamente ligados a questão dos resíduos sólidos. Foi realizado um levantamento bibliográfico que auxiliou no entendimento da problemática abordada. Os resultados apresentam que o município não oferece nenhuma estrutura adequada quanto ao gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Assim, os dados obtidos podem corroborar para um melhor entendimento a respeito da implantação da política de gerenciamento dos resíduos sólidos em nível municipal, fornecendo base teórica para estimular a gestão pública e a sociedade local a conhecerem, tratarem e depositarem de forma correta os resíduos sólidos. Tendo em vista, que não há soluções prontas, mas sim alternativas a serem adequadas à realidade do município. Segundo a Lei 12.305/2010 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que tem como objetivo a não-geração, redução, reutilização e tratamento de resíduos sólidos, bem como a destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos. O município de Duas Estradas/PB ainda não está adequado a esta lei, de forma que não é colocado em prática aquilo que a mesma sugere. Portanto é necessário desenvolver ações educativas voltadas para o gerenciamento dos resíduos sólidos com a finalidade de sensibilizar e conscientizar de modo participativo, promovendo uma melhor qualidade de vida e um saneamento básico, em prol da população.
Descrição: BEZERRA, M. do. C. S. Diagnóstico sobre a disposição dos resíduos sólidos no município de Duas Estradas-PB. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4730
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Céu Serafim Bezerra.pdfMaria do Céu Serafim Bezerra1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.