Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4737
Título: A campanha jornalística de Euclides da Cunha na campanha de Canudos
Autor(es): Silva Filho, José Vieira da
Palavras-chave: Euclides da Cunha
Os Sertões
Antônio Conselheiro
Campanha de Canudos
Data do documento: 20-Ago-2014
Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal a análise documental da obra literária Os Sertões – Campanha de Canudos, do jornalista brasileiro Euclides da Cunha, publicada inicialmente no ano de 1902. O livro serviu como um ato de denúncia às atrocidades cometidas por expedicionários do exército brasileiro, com o apoio do governo federal, da igreja católica e forças oligárquicas, contra o Arraial de Canudos, uma comunidade rural messiânica, fundada pelo beato brasileiro Antônio Conselheiro, no final do século XIX, no interior do estado da Bahia. Por se tratar de um trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social, evidencia o esforço de um jornalista em registrar em documento público a ocorrência de fatos que colocaram em risco a rotina normal de uma sociedade, e salienta o compromisso do profissional de jornalismo a não se furtar em alertar a opinião pública para o desvio de conduta que abra precedentes contra o cumprimento das leis estabelecidas em Constituição.
Descrição: SILVA FILHO, J. V. da. A campanha jornalística de Euclides da Cunha na campanha de Canudos. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4737
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Vieira da Silva Filho.pdfJosé Vieira da Silva Filho885.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.