Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4740
Título: A exposição dos jovens no ciberespaço
Autor(es): Morais, Samy Araújo de
Palavras-chave: Ciberespaço
Facebook
Grupo Focal
Juventude
Identidade
Data do documento: 20-Ago-2014
Resumo: A internet é um sistema de dados “informações” que contém inúmeras pastas de acesso a todos os públicos e que promove a interação de quem utiliza essa rede.O mundo globalizado, através desse espaço virtual, traz como promessa encurtar as distâncias e promover interações através das denominadas redes sociais. Contudo, a era da planetarização da informação, que é resultado das tecnologias da inteligência (LÉVY, 2007), é também permeada por dilemas, crises e ameaças à privacidade. Buscando discutir esse cenário, o presente trabalhotem por objetivo abordar uma questão polêmica que envolve a sociedade brasileira contemporânea.Trata- se da exposição da vida íntima dos jovens na rede social facebook, o que pode configurar uma série de impactos como a perda da privacidade, violência física ou emocional, relações fragmentadas, falta de socialização, dentre outros, no ciberespaço. Assim, o estudo parte do conceito desta rede, identificando e traçando o perfil sócio-econômicodos usuários bem como a sua faixa etária. Para a aproximação com o contexto juvenil, adotou-se a técnica do Grupo Focal (COSTA, 2011),estratégia que prevê a discussão coletiva da temática pesquisada a partir das opiniões e comentários dos participantes.Os dados preliminares apontam que a exposição íntima dos jovens na rede social facebook pode ser decorrenteda falta de políticas públicas que eduquem o público juvenil para as armadilhas e os perigos que se escondem nessa rede.
Descrição: MORAIS, S. A. de. A exposição dos jovens no ciberespaço. 2014. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4740
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samy Araújo de Morais.pdfSamy Araújo de Morais1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.