Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Tácio Santos-
dc.date.accessioned2014-08-20T16:53:05Z-
dc.date.available2014-08-20T16:53:05Z-
dc.date.issued2014-08-20-
dc.identifier.otherCDD 658.401 3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4741-
dc.descriptionARAÚJO, T. S. Análise dos benefícios da implantação da ISO 9001 pela percepção dos clientes internos, numa fábrica de colchões em Campina Grande - PB. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractA forma mais segura de uma organização se manter forte no mercado em que atua são as constantes preocupações em melhorar seus processos e produtos, de forma a não apenas satisfazer as expectativas de seus clientes, mas também superá-las. O diferencial competitivo das organizações líderes está intimamente ligado ao modelo de gestão adotado e praticado. O objetivo geral deste trabalho é analisar, através da percepção dos clientes internos, os benefícios da implantação da ISO 9001 em uma empresa fabricante de colchões em Campina Grande – PB. Com o objetivo de alcançarmos o proposto, utilizou-se de um estudo de caso, como também pesquisa descritiva, bibliográfica e qualitativa. A referida pesquisa teve como universo 110 clientes internos, dos quais, foi retirada uma amostra de 16 funcionários que totalizam aproximadamente 15% de todo o universo. Para o levantamento dos dados foi aplicada uma enquete onde os clientes internos deveriam expressar sua percepção acerca dos benefícios alcançados pela empresa após a implantação da ISO 9001. Logo após a aplicação da enquete, verificou-se que essa percepção foi positiva, pois foram relatados benefícios como: organização e limpeza, aumento da produtividade e competitividade, colaboradores mais qualificados, redução de custos, entre outros. Sendo assim, foi possível constatar a visão satisfatória por parte dos colaboradores, as inúmeras vantagens competitivas alcançadas por parte da empresa, bem como a melhoria contínua de seus processos e produtos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ronaldo da Nóbrega Tavarespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectISO 9001pt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectGestão de qualidadept_BR
dc.subjectMétodos de melhoriaspt_BR
dc.subjectEmpresa Americanflexpt_BR
dc.titleAnálise dos benefícios da implantação da ISO 9001 pela percepção dos clientes internos, numa fábrica de colchões em Campina Grande - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tácio Santos Araújo.pdfTácio Santos Araújo635.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.