Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4745
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Diniz, Leonardo Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-21T12:41:18Z | - |
dc.date.available | 2014-08-21T12:41:18Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 800 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4745 | - |
dc.description | DINIZ,Leonardo Araújo. A busca da identidade artístico-cultural brasileira e os ideais modernistas de 1922: repercussão discente em uma escola pública de Esperança – PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho monográfico analisa a recepção dos alunos acerca do movimento literário modernista brasileiro, em sua primeira fase. Esse conteúdo é trabalhado no terceiro ano do ensino médio nas aulas de Literatura e, normalmente, causa espanto nos alunos por suas inovações. Os maiores expoentes desse movimento viam a necessidade de revolucionar o cenário cultural, em sua visão, adormecido, um panorama político considerado monótono, repetitivo e muito submisso à cultura europeia. Por isso, lançaram novos fazeres artísticos cuja proposta principal era criar uma identidade nacional, como forma de romper o laço de subordinação brasileira aos europeus, sobretudo aos portugueses, por raízes históricas, a saber: a colonização lusitana. Desconstruir a Língua Portuguesa, adaptando-a a realidade nacional foi um dos exemplos desse “rompimento”. Apresentar o Brasil de forma crítica foi outra marca do nacionalismo modernista, todavia não faltando ao movimento humor, ironia e irreverência ao retratar o País. A descrição analítica desse contexto histórico são fundamentos teóricos do estudo mediante procedimentos da pesquisa bibliográfica. Tais considerações contribuíram para a reflexão, descrição e análise das obras literárias selecionadas. O procedimento da pesquisa qualitativa foi alternativa adotada para investigar a realidade educacional, na interpretação dos dados obtidos de questionário aplicado com os alunos. A análise e interpretação dos dados revelaram que o corpo discente, em sua maioria, condenou a linguagem adotada por transgredir a gramática normativa, aprovou os textos de teor mais crítico da realidade brasileira e por fim compreendeu o Modernismo como uma forma de alcançar-se uma identidade nacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador:Francisca Luseni Machado Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Modernismo | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | A busca da identidade artístico-cultural brasileira e os ideais modernistas de 1922: repercussão discente em uma escola pública de Esperança – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Leonardo Araújo Diniz.pdf | Leonardo Araújo Diniz | 991.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.