Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4754
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinto, Ivandro de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-21T13:31:06Z | - |
dc.date.available | 2014-08-21T13:31:06Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 304.28 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4754 | - |
dc.description | PINTO,Ivandro de Oliveira. A educação ambiental no ensino de geografia: construindo saberes e ações sobre o uso racional da água em uma escola pública. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso(Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A crise ambiental instaurada pelo modelo socioeconômico vigente, cuja trajetória reforçou a dicotomia sociedade/natureza, pressupõe a necessidade de reflexão, mudanças de valores, de atitudes e de paradigmas no âmbito educacional e, sobretudo, a compreensão de como se estabelecem as práticas da Educação Ambiental na dimensão escolar. A pesquisa aqui descrita apresenta os resultados de um relato de experiência sobre as concepções e práticas pedagógicas interdisciplinares da educação ambiental no ensino de Geografia no contexto escolar de alunos do 2º ano do ensino médio, mais especificamente relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem na EEEM Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada no município de Campina Grande/PB, com ênfase na temática relacionada à sustentabilidade ambiental; água, consumo, desperdício; Educação e Geografia. Para tanto, foi necessário fazer um resgate histórico por meio de um estudo bibliográfico enfatizando os principais aspectos inerentes a Educação Ambiental, numa perspectiva do ensino da Geografia a luz do pensamento de (SANTOS,2004), (GADOTTI,2005), (MORRIN, 2003), (BECKER, 1999), (LDB, 1996), (PCNs, 1998), (FREIRE, 2001). A inclusão das questões ambientais nos Parâmetros Curriculares Nacionais propicia a importância atribuída à interdisciplinaridade recomendadas nas propostas sobre educação ambiental dos PCNs. A análise do discurso dos alunos, a aula de campo e os trabalhos realizados pelos discentes durante a realização da pesquisa, demonstram que as questões ambientais ainda estão voltadas apenas para momentos específicos sobre o meio ambiente, ou são trabalhadas de maneira descontextualizada da realidade socioambiental do aluno. Portanto, a pesquisa aqui descrita, se orienta na proposta do curso de Especialização em Fundamentos da Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares da Universidade Estadual da Paraíba. Espera-se que esse estudo seja objeto de conscientização no que tange à preservação, à proteção e ao respeito ao Meio Ambiente, bem como uma reflexão sobre as questões ambientais orientadas de forma interdisciplinar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador:Inácio de Araújo Macedo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.title | A educação ambiental no ensino de geografia: construindo saberes e ações sobre o uso racional da água em uma escola pública | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ivandro de Oliveira Pinto.pdf | Ivandro de Oliveira Pinto | 1.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.