Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4755
Título: Políticas públicas para a educação do campo no município de cubatí-PB
Autor(es): Clementino Neto, Jeferson
Palavras-chave: Políticas Públicas
Educação do Campo
Formação Docente
Data do documento: 21-Ago-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar as políticas públicas para a Educação do Campo, implantadas no município de Cubatí-PB. Dessa maneira, este estudo construiu uma reflexão sobre a relevância da prática da Educação do Campo, como política educacional de uma parcela da população que por muito tempo esteve a margem da sociedade. Isso ocorreu pelo fato de que o campo carregou por muito tempo uma história de atraso, migrações e precárias condições de educação escolar, tendo negado este direito aos camponeses. Por isso a pedagogia da Educação do Campo mostra que este espaço está em movimento e cheio de singularidades. Hoje o campo passa a entrar no cenário das discussões educacionais do país, e Cubatí-PB não poderia estar de fora dessa nova realidade escolar. Os caminhos metodológicos para a construção dessa pesquisa foram desenvolvidos por meio de um estudo de caso, juntamente com estudo bibliográfico, documental e de campo. Na pesquisa de campo foram feitas visitas nas escolas do campo para identificar o conhecimento dos professores sobre políticas públicas, vinculados aos saberes mobilizados para a escola do campo, de maneira teórica e prática, utilizando nessa fase um questionário estruturado, aplicado junto aos professores da escola Antônio Pereira de Souto, situada no assentamento São Domingos e da escola José de Medeiros Dantas, situada no sítio Abreu, na zona rural de Cubatí-PB. Nessa perspectiva, a pesquisa buscou contribuir junto a educação do campo, destacando a relevância da identidade e da vida do campo. Contudo, é notório que para melhorar a Educação do Campo em Cubatí - PB, é necessário ocorrer formações continuadas, associada ao processo de melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores do campo, em seu cotidiano escolar, no sentido de promover a construção de novos conhecimentos que darão suporte ao trabalho docente e proporcionando a emancipação dos discentes.
Descrição: CLEMENTINO NETO,Jeferson. Políticas públicas para a educação do campo no município de Cubatí-PB. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4755
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jeferson Clementino Neto.pdfJeferson, Clementino Neto 1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.