Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4758
Título: A importância da leitura no ensino fundamental
Autor(es): Gonçaves, Maria Euza Silva
Palavras-chave: Estratégias de Leitura
Leitura
Alunos Leitores
Data do documento: 21-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo conhecer as causas e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos do 4º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Deodato do Nascimento. Estas informações possibilitam a busca de soluções qualitativas para os problemas escolares relacionados às dificuldades de aprendizagem da leitura. O estudo teve por base os seguintes teóricos: Paulo Freire (1982), Geraldi (2003), Kleiman (2005), Lajolo (1997) e outros reconhecidos na área pedagógica. A falta do hábito de leitura tem prejudicado os alunos para as atividades escolares do seu dia a dia em sala de aula no que se refere à interpretação de textos e reflexão dos vários textos apresentados em outras disciplinas, além dos de língua Portuguesa. Apesar de existirem diversas metodologias e estratégias, foram utilizados como ferramenta para pesquisa junto a alunos e professores questionários de fácil entendimento, o que permitiu perceber que os alunos pesquisados não desenvolveram este hábito de leitura no seu dia a dia, seja no âmbito escolar, seja no âmbito social. O prazer pela leitura é criado a partir de estímulos. Cabe aos professores e a escola proporcionar este momento de formação do educando para que eles se tornem cidadãos leitores críticos e assumir a cidadania no mundo da cultura.
Descrição: GONÇALVES, Maria Euza Silva. A importância da leitura no ensino fundamental. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4758
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Euza Silva Gonçaves.pdfMaria Euza Silva Gonçaves1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.