Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4759
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria do Socorro Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-21T13:50:47Z | - |
dc.date.available | 2014-08-21T13:50:47Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.357 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4759 | - |
dc.description | SILVA, Maria do Socorro Pinto. A reflexão de questões sócio-ambientais no ambiente escolar. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | É preciso sensibilizar os educandos para a construção de um juízo de valor de preservação do ambiente, para melhorar a qualidade de vida e assegurar que as gerações futuras tenham um ambiente ecologicamente equilibrado. Este trabalho teve como objetivo observar a prática do tema transversal Meio Ambiente junto aos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Augusto dos Anjos na cidade Campina Grande-PB, sendo estes mais especificadamente os que lecionam durante o turno da manhã nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. As principais questões ambientais são consideradas através de um enfoque interdisciplinar, incentivando a cooperação local no trabalho e transmitindo conhecimentos sobre a questão da necessidade do cuidado, recuperação e preservação do meio ambiente, assegurando que este se torne um ambiente ecologicamente correto e livre de contaminação e poluição. Despertar o aluno para uma consciência ecológica contribui para minimizar a degradação do meio ambiente, sensibilizando a comunidade através destes para a construção de um meio ambiente em equilíbrio. Para a coleta de dados acerca da prática que os docentes utilizam em sala aula sobre a questão ambiental, foi aplicado um questionário contendo questões sobre este tema transversal, qual sua forma de pesquisa, interesse e participação dos alunos, como também a postura do professor no enfrentamento deste grande desafio, que é a busca de soluções para a não degradação do meio ambiente. Dentre os professores pesquisados, todos abordam a temática Meio Ambiente (MA), participam de eventos na Escola, conhecem o sistema de coleta e trabalham a temática sustentabilidade através do livro didático, 87,5% dos docentes dizem que seus alunos demonstram interesse nas aulas cuja temática é o MA, este mesmo percentual pesquisa informações sobre o MA na Internet e nos livros didáticos e nas suas reflexões sobre esta temática citam como prioridade a preservação do MA e a limpeza na escola. Nesta pesquisa ficou caracterizado a necessidade de se construir momentos de reflexão sobre o Meio Ambiente como Tema Transversal, seja nas reuniões de planejamentos, seja nas reuniões do Conselho Escolar ou outros momentos criados, pois o Meio Ambiente é responsabilidade de todos, é preciso pensar a nossa PRAXIS, nas nossas residências, pois só se consegue sensibilizar os alunos se antes o docente já adquiriu a sua própria consciência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador:Maria do Socorro Bezerra Duarte | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Meio Ambiente | pt_BR |
dc.subject | Tema Transversal | pt_BR |
dc.title | A reflexão de questões sócio-ambientais no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria do Socorro Pinto Silva.pdf | Maria do Socorro Pinto Silva | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.