Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/476
Título: Aplicações trigonométricas em triângulos quaisquer
Autor(es): Reis, Djavan Lucena
Palavras-chave: Matemática - Triângulos
Geometria
Trigonometria
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: O presente trabalho é uma reflexão sobre a importância dos triângulos na vida humana, desde os tempos passados, começando pela civilização egípcia, onde a Matemática era essencialmente prática e os triângulos deviam cumprir seu papel nesse contexto, pelos babilônicos que já conheciam as relações entre os lados de um triângulo retângulo, e a civilização grega, onde a matemática moderna se desenvolveu, e através de matemáticos gregos como Tales de Mileto, outras propriedades dos triângulos ficaram conhecidas. Atualmente, percebemos a importância do triângulo em várias partes; inúmeras construções levam em sua estrutura, formatos de triângulos, nos designes, tudo para dá uma maior sustentação, eficiência e beleza, como é o caso dos Andaimes, pontes triangulares, velas de barcos em formato triangular, entre outras. Embora hoje a trigonometria esteja presente em vários ramos do conhecimento, ela basicamente começou estudando as relações entre os comprimentos dos lados de um triângulo retângulo, e os ângulos agudos formados por esse triângulo. Devido a necessidade, de se estudarem triângulos que não são retângulos, surgiram algumas leis e teoremas que estabelecem relações em triângulos quaisquer, como é caso da lei dos senos e dos cossenos, que, nos permite calcular as medidas dos lados e ângulos desconhecidos. O teorema da área, por exemplo, nos permite encontrar a área de um triângulo qualquer, em função das medidas de dois lados desse triângulo e do ângulo formado por esses lados. O conhecimento desses teoremas e leis, nos proporciona, desenvolver habilidades que nos permitirá resolver problemas dos mais diversos, que envolvam triângulos quaisquer e que tenha um grau de dificuldade maior do que os que habitualmente encontramos nos livros de ensino médio e nos problemas propostos pelos professores de maneira geral.
Descrição: REIS, D. L. Aplicações trigonométricas em triângulos quaisquer. 2011. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/476
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Djavan Lucena Reis.pdfDjavan Lucena Reis1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.