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dc.contributor.authorOliveira, Valda Ozeane Camara Cassiano de-
dc.date.accessioned2014-08-21T14:16:45Z-
dc.date.available2014-08-21T14:16:45Z-
dc.date.issued2014-08-21-
dc.identifier.otherCDD 371.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4762-
dc.descriptionOLIVEIRA, Valda Ozeane Camara Cassiano de. Juventude e escolha profissional: a questão da orientação vocacional para alunos de escolas públicas. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo verificar a importância da escolha profissional para os alunos pré-vestibulandos da Escola Estadual Monsenhor José da Silva Coutinho, da cidade de Esperança – PB, refletindo sobre seus desejos, angústias e desafios, motivando-os e instigando-os a pensar sobre as demandas sociais, econômicas, políticas em relação ao curso que irão escolher, bem como sobre o papel da escola e da família neste momento. Assim como, a relação dos jovens com a escola, sendo esta um lugar privilegiado para trabalhar esta temática, ou seja, a questão da escolha da profissão, se referindo a mesma como oportunidade de se desenvolver e decidir o seu projeto de vida, refletindo sobre qual lugar eles desejem ocupar na sociedade, e não apenas a preocupação na aprovação das séries do Ensino Médio e consequentemente no ENEM e vestibulares. Os discentes deste segmento são adolescentes em busca de identidade, que estão em fase de transição, e com a chegada do terceiro ano, as cobranças relacionadas a esta escolha aumentam, de um lado a escola cobrando a sua aprovação nesta série, de outro a família querendo saber qual a decisão que tomaram. Sabendo que o desafio para as escolas é grande, e assessorar o estudante na construção de um projeto profissional pode ser o diferencial competitivo que a escola pode oferecer. Ou seja, nortear seus alunos sobre o percurso profissional a seguir. Os participantes desta pesquisa são adolescentes entre 16 e 18 anos de idade, todos no terceiro ano médio. Sendo um total de 33 alunos, 14 de sexo masculino e 19 do sexo feminino. A metodologia utilizada caracterizou-se como sendo um estudo qualitativo, para tal foi utilizada a observação de sala de aula, assim como a aplicação de um questionário para compreender como os alunos encaram este momento de decisão. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios, pois indicaram que a maioria escutam todas as informações que consideram importantes sobre o processo de escolha profissional, todavia, também levam em consideração suas vontades e limites, dando preferência por fazer algo que se sinta bem realizado nas atividades relacionadas a profissão que escolham, uma boa quantidade de alunos mencionou que um dos maiores obstáculos para o ingresso a universidade é a questão do transporte, e por fim um dado bastante positivo foi a grande maioria ter como objetivo ingressar em um curso superior em detrimento de cursos técnicos e profissionalizantes, ou seja, alunos que acreditam que para ter sucesso profissional, necessitam ter uma graduação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador:Paula Almeida de Castropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProfissãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleJuventude e escolha profissional: a questão da orientação vocacional para alunos de escolas públicaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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