Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4763
Título: Sistema vascular vegetal – compreensão dos conceitos básicos por docentes do ensino médio da rede pública estadual de Campina Grande, PB
Autor(es): Tölke, Elisabeth Emilia Augusta Dantas
Palavras-chave: anatomia vegetal
botânica
ensino de ciências e biologia
misconceptions
percepção
Data do documento: 21-Ago-2014
Resumo: A compreensão de como a anatomia do sistema vascular pode estar relacionada à história evolutiva das plantas é fundamental no processo de ensino-aprendizagem da Anatomia Vegetal, tópico tratado, muitas vezes, de maneira superficial e totalmente descritiva pelos docentes da educação básica, o que torna o conteúdo pouco atrativo para os discentes No entanto, em alguns casos, os docentes não dispõem de conhecimentos, atitudes, habilidades e práticas necessárias para o ensino da Anatomia Vegetal sob essa perspectiva, o que pode ser um entrave no planejamento de sequências didáticas inovadoras. Assim, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o conhecimento docente acerca do conteúdo “sistema vascular vegetal” sob o enfoque da sistemática filogenética na rede pública estadual do Ensino Médio na cidade de Campina Grande, Paraíba. Docentes de Biologia de cinco escolas da rede pública estadual de Campina Grande participaram deste estudo. A coleta dos dados foi realizada por meio de roteiro de entrevista semiestruturado. Na análise dos foi utilizada a técnica de análise de conteúdo do tipo classificatório. Em sequência todo o processo adotado resultou na definição de quatro categorias: (1) Sistema vascular vegetal na percepção dos docentes; (2) Evolução e sistema vascular vegetal; (3) Conhecimentos em anatomia do sistema vascular vegetal; (4) Ensino do conteúdo “Sistema vascular vegetal”: dificuldades e estratégias de ensino. Verificou-se uma série de conflitos conceituais presentes nas falas dos docentes em relação ao tema explorado. Constatou-se que os docentes consideram este tema relevante, porém, na maioria das vezes, apenas como pré-requisito para se compreender os demais temas da Botânica. Verificou-se que não há uma proposta única de ensino para esta matéria, no entanto, a pedagogia tradicional ainda é mais presente.
Descrição: TÖLKE, Elisabeth Emilia Augusta Dantas. Sistema vascular vegetal – compreensão dos Conceitos básicos por docentes do ensino médio da rede pública estadual de Campina Grande, PB. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4763
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elisabeth Emilia Augusta Dantas Tölke.pdfElisabeth Emilia Augusta Dantas Tölke5.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.