Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4765
Título: Novas tecnologias na educação: o ensino de matemática através de softwares educacionais
Autor(es): Pequeno, Maria José da Silva
Palavras-chave: Ensino
Matemática
Tecnologia
Data do documento: 21-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho resulta da prática de ensino da Matemática na sala de aula. Em virtude do vasto acervo tecnológico que nos remete ao seu uso em nosso cotidiano, atrelamos a informática a esta ciência exata, como uma ferramenta a mais no desempenho da função professor. A respectiva pesquisa promove uma discussão sobre as possibilidades de ensino e estímulo na aprendizagem da disciplina matemática. Para Lima Jr (2005), as tecnologias contribuem para o desenvolvimento prático, possibilita a construção de novos conhecimentos. Nessa perspectiva, procuramos desenvolver um ensino atrelado a interação de alunos com softwares educativos em algumas escolas públicas. Baseando-se em Levy (1999), temos que inovar perante o crescimento e evolução das mídias e comunicação. O presente estudo se fundamenta em outras pesquisas, como Aguiar (2013), D’ambrósio (1996), além dos que já foram citados e outros nomes importantes que nortearam esta pesquisa. Este trabalho consiste numa pesquisa caracterizada pelo estudo detalhado acerca da utilização de softwares nas aulas de matemática no ensino médio. Com o objetivo de analisar a inclusão das novas tecnologias na educação, inserindo-as, sobretudo, nas aulas de matemática. Para obter sucesso na referida pesquisa, foram construídos questionários e entrevistas com docentes e discentes, além de aplicação de alguns softwares educativos. Os resultados foram satisfatórios, os jovens alunos demonstraram interesse e aptidão para tal interação de ensino-aprendizagem juntamente com o aparato tecnológico. Portanto, ao utilizar as ferramentas oriundas da tecnologia no decorrer das aulas, como o uso de aplicativos de computador, permitindo um ambiente escolar mais inovador, mais lúdico e interativo, de modo que, seja promovida uma prática de ensino para a construção de uma educação mais qualitativa em meio à sociedade tecnológica contemporânea.
Descrição: PEQUENO,Maria José da Silva. Novas tecnologias na educação: o ensino de matemática através de softwares educacionais. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4765
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José da Silva Pequeno.pdf Maria José da Silva Pequeno 763.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.