Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4768
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Formiga, Sebastião Alves | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-21T18:11:42Z | - |
dc.date.available | 2014-08-21T18:11:42Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4768 | - |
dc.description | FORMIGA,Sebastião Alves. O fazer pedagógico para motivar o ato de ler na educação infantil. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | No contexto educacional, um dos problemas mais frequentes é a falta de hábito da leitura. Sabe-se que o ato de ler significa a oportunidade de compreender o mundo em diferentes aspectos da realidade. Esta pesquisa objetivou analisar as possibilidades no fazer pedagógico para motivar os alunos da Creche/Escola Gente Inocente do município de Pombal-PB, para o gosto de ler. O presente estudo buscou investigar as possíveis falhas no fazer pedagógico e os entraves que ocorrem na aplicabilidade das políticas públicas, relacionadas à prática da leitura. Como também, compreender o processo de desenvolvimento do educando como leitor e conhecer as dificuldades do docente para efetivar seu trabalho pedagógico. Adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa de caráter exploratório-descritivo. E, para a coleta de dados da pesquisa utilizou-se como instrumento, o questionário e a investigação participante. Este trabalho discutiu as deficiências relacionadas à falta da leitura, seja por falhas do fazer pedagógico, pela carência de apoio familiar ou o descaso do poder público. Com a contribuição dos docentes questionados constatou-se a deficiência dos órgãos governamentais de ensino que ministram à educação pública, a precariedade dos espaços físicos da escola e materiais didáticos utilizados, a falta de estrutura familiar derivada de problemas sociais e a negligência das instituições governamentais na formação inicial e continuada dos profissionais da educação. Esta investigação acadêmica nos proporcionou a aquisição de subsídios para uma análise crítica do cenário e sugerir possíveis caminhos para a melhoria da Educação Infantil e para o processo de ensino/aprendizagem e a formação do sujeito leitor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador:Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | O fazer pedagógico para motivar o ato de ler na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sebastião Alves Formiga.pdf | Sebastião Alves Formiga | 839.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.