Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4782
Título: Determinação da área de cladódios de três clones de palma forrageira de gênero opuntia
Autor(es): Costa, Thuane Cristina Teodósio da
Palavras-chave: Comprimento
Espessura
Medidas lineares
Data do documento: 22-Ago-2014
Resumo: Objetivou-se com este estudo avaliar algumas mensurações no cladódio que podem influenciar direta e indiretamente na determinação da área foliar de três clones do gênero Opuntia. O estudo foi realizado na Universidade Estadual da Paraíba Campus IV em Catolé do Rocha, sertão paraibano com três clones de palmas do gênero Opuntia (Gigante, IPA-Sertânea e Orelha de elefante mexicana). Para mensuração da área foliar dos cladódios, utilizou-se o método direto, através do corte e para a estimativa indireta a metodologia proposta por Garcia-Cortazar e Nobel, pela seguinte expressão: AC= Comprimento x Largura x 0,632, onde a área é expressa em cm2. O maior número de cladódios/planta foi observado no clone gigante seguido do IPA-Sertânea e Orelha de elefante mexicana (8, 6 e 5) e cladódios secundários. Para os três clones de palma gigante e Ipa-Sertânea verifica-se que os comprimentos máximo e mínimo são constatados em cladódios de 3ª e 1ª ordens, respectivamente. Não tendo havido tanta variação para este parâmetro independente da ordem de aparecimento de cladódios para os clones gigante e orelha de elefante mexicana. As variáveis espessura, peso verde, área foliar medida e estimada, apresentaram maior variação nos resultados, que pode ser contatado pelos elevados CVs, independente da ordem de aparecimento dos cladódios. Comparando os dois métodos utilizados para determinação da área foliar dos clones pode-se verificar melhor correlação para a palma IPA-Sertânea e gigante e (R2= 1,0 e 0,64) e menor (R2= 0,55) na palma orelha de Elefante mexicana. O menor coeficiente de correlação verificado na palma orelha de elefante mexicana pode ser atribuído ao menor número de ordens de brotações, onde o clone só apresentava duas ordens. O maiores valor do coeficiente de correlação entre área foliar real e o produto do comprimento pela largura cladódios multiplicado pelo fator de correção (0,632) para o clone IPA-Sertânea permitem estimativas mais acuradas da área foliar. Outros estudos com os clones gigante e Orelha de elefante mexicana devem ser conduzidos, ou até mesmo testar outras metodologias para se estimar a área de forma indireta.
Descrição: COSTA, T. C. T. da. Determinação da área de cladódios de três clones de palma forrageira do gênero opuntia. 2014. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4782
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thuane Cristina Teodósio da Costa.pdf592.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.