Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4791
Título: Influência da irrigação, cobertura morta do solo e adubação com biofertilizante bovino sobre o desenvolvimento da mamoneira
Autor(es): Soares, Liliane da Silva
Palavras-chave: Ricinus communis
Sistema de cultivo
Manejo de água
Data do documento: 22-Ago-2014
Resumo: Dois fatores são de suma importância para o desenvolvimento das plantas de modo geral, o suprimento adequado de água, que pode ser realizado via irrigação e influenciado pela cobertura morta do solo e o manejo correto da adubação. Este trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento da mamona BRS-188 Paraguaçu, em relação à fertilização orgânica, cobertura morta e níveis de reposição de água. Para isto, um experimento foi desenvolvido em condições de campo no Campus IV/UEPB, usando um delineamento experimental em blocos casualizados (DBC) com fatorial 2x2x4, constituído de dois níveis de reposição de água via irrigação em função da evapotranspiração da cultura - ETc (L1=50 e L2=100% ETc) na presença e ausência da cobertura do solo (C1=sem e C2 com) e quatro doses de biofertilizante bovino (0; 1,2; 2,4 e 3,6 L planta 16 tratamentos com três repetições num total de 48 parcelas experimentais, totalizando 144 plantas experimentais. De acordo com os resultados, para o cultivo da mamoneira em clima semiárido, recomenda -se para obtenção de maiores crescimento em altura, diâmetro e área foliar, irrigação com reposição d e 100% da evapotranspiração da cultura com uma cobertura morta sobre a superfície do solo, adubando as plantas com 3,6 L planta -1), aplicada ao solo, totalizando -1 de biofertilizante aplicado no solo, diluído na proporção 1:3.
Descrição: SOARES, L. S.Influência da irrigação, cobertura morta do solo e adubação com biofertilizante bovino sobre o desenvolvimento da mamoneira. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4791
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Liliane da Silva Soares.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.