Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4792
Título: Composição mineral foliar do quiabeiro sob lâminas de irrigação, adubação orgânica e cobertura morta do solo
Autor(es): Ferreira, Núbia Marisa
Palavras-chave: Abelmoschus esculentus
Composição foliar
Manejo de água no solo
Data do documento: 22-Ago-2014
Resumo: Um experimento foi conduzido no período de novembro de 2013 a abril de 2014, para avaliar os efeitos da irrigação, adubação orgânica e cobertura morta do solo sobre a nutrição mineral em macro e micronutrientes do quiabeiro variedade ‘Santa Cruz 47’. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com os tratamentos arranjados, em esquema fatorial 2 x 5 x 2, referentes a irrigação das plantas com lâminas correspondentes a 100% e 50% da evapotranspiração da cultura, doses de matéria orgânica de 1,8; 2,8; 3,8; 4.8 e 5,8% na forma de esterco bovino, no solo sem e com cobertura morta com restos vegetais de salsa-brava (Ipomoea asarifolia) com camada de 5 cm de espessura, com quatro repetições, perfazendo 80 parcelas. No início da floração, foram coletadas amostras da terceira folha das três plantas centrais de cada parcela e determinação dos teores de N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cu, Fe, Mn e Zn na matéria seca para avaliação do estado nutricional da cultura. A redução da lâmina de irrigação de 100 para 50% da evapotranspiração comprometeu a composição mineral das plantas do quiabeiro. As doses de matéria orgânica estimularam os teores foliares de macro e micronutrientes das plantas, independentemente do nível de irrigação e a cobertura morta no solo não exerceu efeitos significativos no estado nutricional do quiabeiro.
Descrição: FERREIRA, N. M. Composição mineral foliar do quiabeiro sob lâminas de irrigação, adubação orgânica e cobertura morta do solo. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4792
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Núbia Marisa Ferreira.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.