Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4801
Título: | Cuidar, educar e brincar: uma relação possível na creche |
Autor(es): | Gouveia, Fernanda Ângela Dos Santos |
Palavras-chave: | Educação infantil Ludicidade Formação da criança |
Data do documento: | 25-Ago-2014 |
Resumo: | O presente artigo surgiu da experiência vivenciada na disciplina de estágio enquanto aluna do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O objetivo geral é investigar como acontece a relação entre o cuidar, educar e o brincar em uma creche da cidade de Guarabira-PB. Quanto aos objetivos específicos, analisar a importância do cuidar e educar através do brincar e identificar como as professoras relacionam o cuidar, educar e o brincar em suas práticas com crianças de creche. Segundo concepções teóricas aqui defendidas, o brincar faz parte do desenvolvimento infantil, principalmente, na pré-escola e que a aprendizagem se dar pela interação do indivíduo com o meio e, por isso, deve ser mediada. Os resultados da pesquisa mostraram que existe preocupação entre os professores com cuidados e higienização, entretanto estas atividades normalmente não são direcionadas para a vivência lúdica, acredita-se que seja a falta de tempo, espaço e motivação. Neste sentido, percebemos que ainda existe na creche a dificuldade de integrar o cuidar, o educar e o brincar no processo educativo. |
Descrição: | GOUVEIA, F. A. dos. S. Cuidar, educar e brincar: uma relação possível na creche. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4801 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fernanda Ângela dos Santos Gouveia.pdf | Fernanda Ângela dos Santos Gouveia | 281.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.