Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4804
Título: | Práticas pedagógicas e o ensino de geografia: uma experiência da vivência no estágio supervisionado |
Autor(es): | Dantas, Maria Jaciele Bezerra |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Ensino de geografia Formação docente |
Data do documento: | 25-Ago-2014 |
Resumo: | O estágio supervisionado é um requisito obrigatório nos cursos de licenciatura. O curso de licenciatura plena em geografia também está inserido nesse contexto. O estágio pode então, ser considerado como uma etapa muito importante para a formação do graduando, onde ele terá a oportunidade de desenvolver suas capacidades de docentes, e compreender a importância do estágio para formaçãode professores, reconhecendo a necessidade da relação entre a teoria e a prática escolarpara a realizaçãodas atividades desempenhadas no ambiente de ensino. O presente trabalho abordaquestões referentes aos resultados adquiridos através das experiências praticadas e vivenciadas no período de estágio supervisionado II. O mesmo teve seu acontecimentonas turmas do 2° e 3° anos do ensino médio, no horário da tarde na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, localizada na cidade de Guarabira-PB. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo enfatizar o cotidiano escolar e as experiências que este traz consigo, além de destacar a importância do estágio supervisionado para a formação docente. Para a elaboração deste trabalho, fora utilizados teóricos que abordam sobre a importância do estágio supervisionado e as práticas de ensino de geografia como: Cavalcanti, (2002); Kimura, (2008); Passini, (2010) entre outros. Como resultados, cientes das dificuldades, apresentamos que ainda perdura a mesma prática pedagógica tradicional onde o professor tem como metodologia a aula expositiva, e alunos desmotivados do tradicionalismo existente no ambiente escolar.Portanto, enfatizamos a importância desta experiência, no que se refere a formação dos futuros professores,pois nele podemos chegar o mais próximo possível do contexto que vamos nos inserir futuramente, e a partir daí começar a traçar nossos projetos metodológicos de acordo com as necessidades atuais da educação. |
Descrição: | DANTAS, M. J. B. Práticas pedagógicas e o ensino de geografia: uma experiência da vivência no estágio supervisionado. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4804 |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Jaciele Bezerra Dantas.pdf | Maria Jaciele Bezerra Dantas | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.