Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4805
Título: | Utilização de tecnologias no ensino de geografia em Guarabira/PB: uma abordagem na E.E.E.F.M. Prof. José Soares de Carvalho |
Autor(es): | Wilkson, Santos da Silva |
Palavras-chave: | Tecnologia Ensino de Geografia Escola Guarabira/PB |
Data do documento: | 25-Ago-2014 |
Resumo: | A importância do uso da tecnologia na educação não é algo vivenciado apenas pela sociedade atual da informação. Quando se pensa em tecnologia, deve-se levar em consideração todas as inovações que permeiam a educação e o desenvolvimento social e intelectual da humanidade. As tecnologias evoluíram e a tendência é que outras venham a surgir no decorrer do tempo, com investimentos em pesquisas nesta área. O objetivo deste trabalho é avaliar o uso das tecnologias no ensino de Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Prof. José Soares de Carvalho, Guarabira/PB, procurar especificamente conhecer e analisar as tecnologias voltadas para o ensino de Geografia que existem na escola; saber, discutir como os professores usam estas tecnologias; avaliar como os alunos usam estas tecnologias; verificar quais os profissionais, além dos professores, desta escola que fazem uso destas tecnologias e observar a estrutura disponível na escola que dá suporte para o desenvolvimento de atividades com as tecnologias. A partir da observação e de entrevistas ao corpo discente e docente da EEEFM Prof. José Soares de Carvalho constatou-se que esse estabelecimento de ensino conta com uma equipe de professores de Geografia que possuem grande variedade de opções para desenvolver suas atividades utilizando as tecnologias da educação voltadas para o ensino das diversas matérias obrigatórias no ensino fundamental e médio. As tecnologias na educação já foram um sonho para muitos educadores e, hoje é realidade nos mais diversos espaços da sociedade brasileira e do mundo. Para que a educação do Brasil continue contribuindo para o desenvolvimento deste país, terá que haver maiores cuidados com as políticas públicas educacionais, com investimentos em recursos computacionais e tecnológicos que dão suporte para uma escola que dê bases para uma educação mais competitiva na sociedade da informação. São várias as maneiras de se trabalhar os conteúdos de Geografia. Já não se pode pensar mais só nos livros didáticos ou textos impressos para o desenvolvimento das atividades pedagógicas em sala de aula. As tecnologias vieram para somar, logo não podem ser utilizadas isoladamente sem os métodos tradicionais. Da mesma maneira, os métodos tradicionais só tendem a ser enriquecidos com a utilização das novas tecnologias. |
Descrição: | SILVA, W. S. da. Utilização de tecnologias no ensino de geografia em Guarabira/PB: uma abordagem na E.E.E.F.M. Prof. José Soares de Carvalho. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4805 |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Wilkson Santos da Silva.pdf | Wilkson Santos da Silva | 1.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.