Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4808
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntero, Adriele Pacífico-
dc.date.accessioned2014-08-25T11:44:44Z-
dc.date.available2014-08-25T11:44:44Z-
dc.date.issued2014-08-25-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4808-
dc.descriptionANTERO, A. P. O lúdico na educação infantil: uma experiência da FUNDCUCA. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa objetiva apresentar e analisar uma experiência vivenciada na FUNDCUCA Fundação (Centro Unificado de Capacitação e Artes),a partir da vivência do Projeto O lúdico na educação infantil: uma experiência na FUNDCUC. Realizado com crianças de três a cinco anos. O objetivo da experiência foi trabalhar com essas crianças intervenções pedagógicas tendo como enfoque atividades lúdicas e educativas. A Instituição é localizada na cidade de Guarabira/PB. Atende crianças, jovens, adolescentes e seus familiares que se encontram em situação de vulnerabilidade social. E objetiva promover e defender os direitos humanos, fortalecendo o seu protagonismo para a conquista do pleno desenvolvimento da cidadania dos sujeitos envolvidos.O trabalho, num primeiro momento apresentará o resumo e introdução. Em seguida referencial teórico enfocando: Breve histórico da educação infantil; Concepções de educação infantil; Concepções de criança; O papel da ludicidade no desenvolvimento infantil; O brincar e o movimento da criança; O lúdico no processo educativo. O terceiro momento será dedicado a história da FUNDCUCA; OLPI-oficina lúdica pedagógica infantil; e Relato de vivência. Para realização dessa pesquisa utilizamos como procedimento metodológico a técnica de observação em diferentes momentos, assim como o instrumento de pesquisa bibliográfica. Dos resultados obtidos constatamos que o interesse das crianças pelas atividades se revelou positivo em relação à participação nas mesmas. Observamos que a valorização do lúdico na problematização das atividades de intervenção pedagógica vai de encontro ao centro de interesse das crianças.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vanusa Valéria dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleO lúdico na educação infantil: uma experiência da FUNDCUCApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriele Pacífico Antero.pdfAdriele Pacífico Antero299.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.