Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4809
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Patrícia Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-25T11:45:00Z | - |
dc.date.available | 2014-08-25T11:45:00Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.154 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4809 | - |
dc.description | SILVA, P. G. da. Saberes e concepções sobre educação infantil: o brincar na pré-escola como método de aprender. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho monográfico aborda os saberes e concepções na educação infantil, na qual a partir de observações na docência, considerando como objeto de estudo a Escola Municipal de Educação Infantil de Ensino Fundamental Antônio Soares da Cruz, com intuito de instigar professores, de qual maneira acontece esse aprendizado. A escolha pelo tema se deu, devido à pesquisadora, possuir cinco anos de experiência docente na área de estudo, dentro da escola, definida enquanto local empírico da investigação cientifica. A base teórica escolhida aponta que as atividades pedagógicas nas séries iniciais pedem um cuidado diferenciado, de maneira que englobem o lúdico, o seu ser social e o seu cognitivo, posando assim a trabalhar com variedades de saberes, que articulam ao seu redor como educadora. Nesse contexto foram selecionados autores como: (KRAMER 2012, VYGOTSKY1984, KUHLMAN JR 1998, ALMEIDA 2005, MELO 2008, OLIVEIRA 2000, NICOLAU 2012). A metodologia escolhida se fez a partir de levantamento bibliográfico e de pesquisa de campo, diretamente no acompanhamento e observações na sala do pré-escolar I, no turno matutino. O público estudado nos primeiros saberes, diz respeito às crianças de 04 anos de idade, e de como professores da educação infantil se adéqua a tal realidade das atividades lúdicas. Finalmente foi possível observar que existe uma visão errônea de que essa fase não é efetivamente de aprendizagem, mas apenas de brincadeiras, mas constatamos que todas as crianças conseguem aprender brincando com muita facilidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Belarmino Mariano Neto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Saberes | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Saberes e concepções sobre educação infantil: o brincar na pré-escola como método de aprender | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Patrícia Gomes da Silva parte 4.pdf | Patrícia Gomes da Silva parte 4 | 5.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Patrícia Gomes da Silva parte 5.pdf | Patrícia Gomes da Silva parte 5 | 5.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Patrícia Gomes da Silva parte 6.pdf | Patrícia Gomes da Silva parte 6 | 7.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Patrícia Gomes da Silva parte 1.pdf | Patrícia Gomes da Silva parte 1 | 4.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Patrícia Gomes da Silva parte 2.pdf | Patrícia Gomes da Silva parte 2 | 5.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Patrícia Gomes da Silva parte 3.pdf | Patrícia Gomes da Silva parte 3 | 7.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.