Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4811
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCalixto, Marcicleide-
dc.date.accessioned2014-08-25T11:45:29Z-
dc.date.available2014-08-25T11:45:29Z-
dc.date.issued2014-08-25-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4811-
dc.descriptionCALIXTO, M. Ensino de geografia: uma perspectiva sobre a formação do professor. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO professor é o principal agente da educação escolar na formação dos educando, pois como mediador pode facilitar ou desestimular a aprendizagem. A implantação do curso de Estudos Sociais em substituição às licenciaturas de geografia e história, formava professores com deficiências teóricas e práticas, que confundiam o objeto e o método de estudos das duas disciplinas, desvalorizando o saber geográfico. Ensinar a disciplina de geografia envolve trabalhar simultaneamente as opções teórico-metodológicas, é necessário traçar o mapa da crise da formação docente desenvolvendo uma perspectiva teórica e prática para a formação inicial dos professores de Geografia e sua organização para a solução da mesma. A melhoria da educação e do ensino da geografia deve ter como objetivo propiciar ao aluno da educação básica, a alfabetização geográfica e análise, reflexão e crítica do espaço geográfico. Os educando devem compreender os conceitos geográficos valorizandoos, assim como o profissional da educação e para isso a formação inicial reflexiva do professor é de fundamental importância. O trabalho docente constitui o exercício profissional do professor e este é o seu primeiro compromisso com a sociedade, sua responsabilidade é preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho, na vida social, cultural e política.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Antonio Gregório da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino da geografiapt_BR
dc.titleEnsino de geografia: uma perspectiva sobre a formação do professorpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcicleide Calixto.pdfMarcicleide Calixto347.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.