Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4813
Título: Práticas de educação e conscientização ambiental na Escola Municipal Severino Flaviano Cavalcante (EMSFC), Alagoinha – PB
Autor(es): Souza, Wesley Aranha Serrano de
Palavras-chave: Educação
Conservação
Conscientização ambiental
Data do documento: 25-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho objetiva expor algumas práticas de conscientização Ambiental na Escola Municipal Severino Flaviano Cavalcante, em Alagoinha/PB. O trabalho foi elaborado de forma interdisciplinar, dinâmica e participativa, que envolveu toda a comunidade educativa e a sociedade local, objetivando o estímulo e a construção de um ambiente ecologicamente equilibrado, a sustentabilidade local e a melhoria da qualidade de vida. A escola foi escolhida por se esperar que os anos iniciais são mais propensos a uma maior adequação aos conceitos da Educação Ambiental. A pesquisa logo foi apoiada pela Secretaria Municipal de Educação e professores da escola envolvida no projeto. Os métodos de trabalho constaram de atividades expositivas, discussões, e aplicação de questões que pudessem ajudar a investigar o grau de conhecimento dos participantes, além de utilização de aula em campo. As atividades foram divididas em dois assuntos principais: a questão do lixo em atrito com o meio ambiente e a temática água, seus benefícios, utilização e desperdício. O resultado comprovou que os alunos envolvidos desconheciam a real objetividade sobre preservação ambiental e a problemática do lixo que produzimos todos os dias, mas ao final das discussões, os mesmos demonstraram uma absorção dos conceitos da preservação e de uso racional dos produtos industrializados que são utilizados pela sociedade. Foi possível perceber a progressão no que diz respeito à temática “meio ambiente” e que o conceito obtido em sala de aula foi repassado aos pais. Os resultados obtidos indicam um inicio que poderá gerar mais dos alunos, um conhecimento para além da visão antes tida do tema “conservação do meio em que vivem”, seja pelo consumo consciente da água ou pela maneira de dispensar os seus resíduos sólidos e líquidos. Pudemos perceber que, com a aplicação interdisciplinar no que se refere à educação ambiental, os resultados serão sempre eficazes.
Descrição: SOUZA, W. A. S. de. Práticas de educação e conscientização ambiental na Escola Municipal Severino Flaviano Cavalcante (EMSFC), Alagoinha – PB. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4813
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wesley Aranha Serrano de Souza.pdfWesley Aranha Serrano de Souza2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.