Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4816
Título: Os aspectos socioeconômicos associados ao processo de desertificação na microrregião do Cariri – PB
Autor(es): Silva, Valdenize dos Santos
Palavras-chave: Processo de desertificação
Degradação do solo
Desenvolvimento humano
Data do documento: 25-Ago-2014
Resumo: O processo de desertificação no mundo tem se intensificado devido às ações antrópicas, onde o aumento da população mundial e do auto consumo tem feito com que a exploração dos recursos naturais para a sobrevivência e comercialização contribuam para a expansão das áreas susceptíveis a desertificação. Um grande problema das áreas afetadas pela desertificação é a falta de água, a qual está refletindo no agravamento de problemas sociais e econômicos como: saúde, saneamento básico e produção agrícola nessas regiões. Os índices de pobreza dos espaços afetados pela desertificação são alarmantes, não sendo apenas um problema dos governos dos países afetados, mas também é uma preocupação global (LIMA, 2005). Nesse sentido o trabalho tem como objetivo avaliar o Índice de Aridez de Lang para identificar as áreas em processo de desertificação no cariri paraibano e associar esse fenômeno aos indicadores socioeconômicos. A partir da identificação dos níveis de susceptibilidade aos processos de desertificação nos Cariri Velhos localizados no Estado da Paraíba, pelo critério de utilização do critério do Índice de Aridez de Lang (IL), associaremos esses dados aos aspectos Socioeconômicos, tais como, Índice de Pobreza Humana Municipal (IPHM) e de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), correlacionados, nos permitiu uma leitura da compreensão Socioambiental dentro da desertificação da região em estudo. Constatamos que, em relação ao Índice de Aridez de Lang, durante o período em análise, São Domingos do Cariri (1,8) e Barra de São Miguel (2,6), ambos situados no Cariri Oriental, que se encontra a sotavento do maciço da Borborema, apresentaram os níveis mais severos de susceptibilidade a desertificação (grave e muito alta); já os níveis mais favoráveis foram registrados no Cariri Ocidental, a barlavento do planalto da Borborema, Monteiro e Taperoá apresentaram Ia=( 25,3 e 23,3) respectivamente. Já com relação ao IDHM (2010), Coxixola (0,641) e Monteiro e Serra Branca (0,628) apresentaram o maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. O menor Índice de Desenvolvimento foram encontrado em São João do Tigre (0,552) e São José dos Cordeiros (0,556). Os Índices de Pobreza foram mais elevados em Assunção (67,84) e Taperoá (65,35) e os menores foram encontrados em São Domingo do Cariri (43,06) e São José dos Cordeiros (49,05). Diante da avaliação feita, esta pesquisa produziu um quadro interdisciplinar com o Índice de Aridez e os Índices Socioeconômicos aliados ao fenômeno da desertificação.
Descrição: SILVA, V. dos. S. Os aspectos socioeconômicos associados ao processo de desertificação na microrregião do Cariri – PB. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4816
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdenize dos Santos Silva.pdfValdenize dos Santos Silva2.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.