Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4820
Título: Avaliação da fertilidade do solo e salinidade das comunidades cajueiro e boqueirão, município de Catolé do Rocha-PB
Autor(es): Silva, Wandra Laurentino da
Palavras-chave: Atributos físico-químicos
Extensão rural
Sustentabilidade
Data do documento: 25-Ago-2014
Resumo: O uso sustentável do solo tem-se constituído em tema de crescente relevância, em face do aumento das atividades antrópicas. Com o objetivo de avaliar a qualidade dos solos das comunidades Cajueiro e Boqueirão em áreas sob diferentes usos, foram amostradas camadas de 0- 20 cm de Neossolo Flúvico em diferentes localidades. As áreas estão próxima a Universidade Estadual da Paraíba, Campus IV, Catolé do Rocha-PB. Foram avaliados os seguintes atributos de qualidade do solo: teores de Cálcio, magnésio, potássio, sódio, soma de base, capacidade de troca de cátions, Matéria orgânica, salinidade e cor do solo. Com base nos dados obtidos, foi calculado um índice da qualidade do solo para cada comunidade. Os resultados evidenciaram que os solos de ambas comunidades estão com boa fertilidade natural com uma superioridade dos solos da comunidade Boqueirão nos atributos físico-químicos. Mediante análise desses atributos, foi possível avaliar o nível de degradação do solo em função do uso do risco de salinização de cada comunidade. Diante, dessas análises, constata-se que os solos da comunidade Cajueiro estão mais salinos e salino-sódicos e sódicos do que os solos da comunidade Boqueirão.
Descrição: SILVA, W.L. da. Avaliação da fertilidade do solo e salinidade das comunidades cajueiro e boqueirão, município de Catolé do Rocha-PB. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4820
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wandra Laurentino da Silva.pdf1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.