Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4826
Título: | Um olhar sobre a educação dos alunos surdos no Centro Educacional Edvardo Toscano (Guarabira - PB) |
Autor(es): | Souza, Maria de Fátima Carlos de |
Palavras-chave: | Libras Educação especial Surdos |
Data do documento: | 25-Ago-2014 |
Resumo: | O presente estudo buscou investigar como está a educação dos alunos surdos no Centro Educacional Edivardo Toscano. Para fundamentação teórica foram consultados autores com: Goldfeld (2002), Quadros (2007), Strobel (2006), Mauricio (2010) e outros que discutem a educação voltada para os surdos. Tal estudo envolveu a abordagem de pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: observação nas salas de aula que têm alunos surdos, questionários aplicado para alguns professores do ensino fundamental e intérpretes de Libras. Os resultados mostraram que apesar de a escola apresentar uma proposta inovadora para a educação dos sujeitos da educação especial, para os alunos surdos ainda há um longo caminho a ser perseguido na prática, uma vez encontramos um número reduzido de intérpretes para o acompanhamento dos alunos surdos da instituição dentre outros aspectos que comprometem um ensino de melhor qualidade para os referidos alunos. |
Descrição: | SOUZA, M. de. F. C. de. Um olhar sobre a educação dos alunos surdos no Centro Educacional Edvardo Toscano (Guarabira - PB). 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4826 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria de Fátima Carlos de Souza.pdf | Maria de Fátima Carlos de Souza | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.