Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Gorete Luiz da-
dc.date.accessioned2014-08-25T17:02:41Z-
dc.date.available2014-08-25T17:02:41Z-
dc.date.issued2014-08-25-
dc.identifier.otherCDD 028-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4829-
dc.descriptionSILVA, M. G. L. da. Investigando processos de ensino da leitura e escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Geraldo da Silva Pinto na cidade de Pilõeszinhos. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho monográfico apresenta algumas reflexões e análises sobre a leitura e escrita em uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Pilõezinhos/PB. O foco da pesquisa foi investigar a prática pedagógica das professoras no que se refere ao desenvolvimento do gosto e prazer pela leitura e escrita. Assim como perceber se os educandos têm sido motivados a ler e escrever por prazer naquele espaço escolar. A motivação desta inquietação foi às vivências de docentes desde os primeiros passos na vida profissional e acadêmica. Neste trabalho utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa participante que de acordo com Gil (2010) é uma modalidade que torna os sujeitos ativos em todo processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, o trabalho ora apresentado teve como forma de abordagem a pesquisa quali-quantitativa. A modalidade escolhida para a investigação foi pesquisa de campo, contemplando os objetos de cunho exploratório e descritivo. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram o questionário e a observação. Já os instrumentos empregados foram guia de observação e roteiro de perguntas utilizadas para o questionário. Contudo, este trabalho monográfico está dividido em cinco tópicos, baseado em dados teóricos e empíricos. Num primeiro momento será introduzida de forma breve a pesquisa. Em seguida apresentaremos os procedimentos metodológicos, ou seja, o desenho da investigação. Neste item será abordado os objetivos, tema, hipóteses, coleta de dados, tipologia do estudo, procedimentos e abordagem do problema. Para fundamentar a metodologia recorremos aos pesquisadores Gil (2010), Marconi e Lakatos (2010), e Oliveira (2007). Logo após, apresentaremos o referencial teórico que segundo Marconi e Lakatos (2010) é o momento de correlacionar a pesquisa com o universo teórico, fazendo a interpretação dos significados dos dados levantados. Sendo assim o referencial será dividido em: Retrospectiva histórica da leitura e escrita, que será embasada em: Barbosa (1991), Lima; Azevedo; Katezentein (1986), Cagliari (2001), Nero (2008), Magalhães (1996), Bezerra (2000) e Soligo (2001). A leitura na escola: é possível ler na escola? Para este aprofundaremos em Smith (2001); Lerner (2001), Gouveia; Orenztejn (2000) e Silva (2012). A leitura e a escrita: um meio para realização de aprendizagens significativas. Neste recorremos aos seguintes pesquisadores: Fonseca (2006), Soares (2004), Gadotti (2003), Freire (1998), Anderle (2005) e Moran (2000). Dando continuidade, relataremos a análise e descrição dos resultados da investigação. Que segundo Marconi e Lakatos (2010) é o momento mais importante da pesquisa, pois aqui será apresentado a interpretação dos resultados, confirmando ou não as hipóteses. Esta pesquisa teve a intenção de expressar as reflexões e experiências singulares de uma pedagoga-pesquisadora em formação. Meu desejo é o de apresentar possibilidades que podem vir a quebrar/romper a ideia entre as crianças de que ler é chato e só serve para fazer exercícios.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vanusa Valério dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectProcesso de ensinopt_BR
dc.titleInvestigando processos de ensino da leitura e escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Geraldo da Silva Pinto na cidade de Pilõeszinhospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Gorete Luiz da Silva.pdfMaria Gorete Luiz da Silva432.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.