Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/482
Título: | Uma experiência lógica com alunos do primeiro ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Barros, Hyldeth do Socorro Pereira |
Palavras-chave: | Ensino de Matemática Aprendizagem Blocos lógicos Materiais manipuláveis |
Data do documento: | 22-Out-2012 |
Resumo: | O modelo de educação tradicional enfrenta grandes dificuldades num mundo cheio de atrações como a internet e a tecnologia que fazem parte do cotidiano dos alunos. Essas dificuldades dizem respeito a forma como o conhecimento é transmitido e absorvido nesse modelo de educação.No caso das séries iniciais, o educador pode contar com a ajuda dos jogos e dos materiais manipuláveis, para facilitar a transmissão do conhecimento às crianças. Esses artifícios prendem a atenção dos alunos, tornam as aulas mais divertidas e enquanto brincam e manipulam seus objetos eles aprendem e desenvolvem o raciocínio lógico. Assim se desenvolve a aprendizagem na criança: quando ela pega, sente e manipula o material de ensino. Os blocos lógicos são materiais concretos manipuláveis que contribuem para o desenvolvimento do raciocínio abstrato. Além de ser considerado um material concreto, eles podem ser utilizados como um jogo, onde as brincadeiras ficam por conta da criatividade do professor. |
Descrição: | BARROS, H. do S. P. Uma experiência lógica com alunos do primeiro ano do ensino fundamental. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/482 |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Hyldeth do Socorro Pereira Barros.pdf | Hyldeth do Socorro Pereira Barros | 976.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.