Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4842
Título: Gestão documental: uma visão arquivística no arquivo do setor de recursos humanos do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde - NEMS/PB
Autor(es): Pereira, Laudecir Roseno
Palavras-chave: Gestão documental
Recursos humanos
Diagnóstico
Data do documento: 27-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho intitulado Gestão Documental: uma visão arquivística no arquivo do setor de Recursos Humanos do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde/PB objetiva analisar a gestão documental no arquivo da referida instituição administrativa pública federal. A ideia da pesquisa surgiu após a aprovação no processo seletivo de estágio. Através da inserção no estágio, percebemos a necessidade do arquivo possuir uma organização adequada e eficaz ligados aos parâmetros arquivísticos, sobretudo, relacionados à gestão de documentos, pois a mesma facilita o acesso rápido aos documentos e reduz significativamente a massa documental. Nessa perspectiva, relacionado aos arcabouços metodológicos fazemos menção ao uso da classificação do tipo empírica, denominada também por pesquisa de campo, tendo desse modo à utilização das abordagens quantiqualitativa e da pesquisa do tipo descritiva. O universo compreendeu o órgão do NEMS/PB, sendo a amostra o arquivo do setor de RH. É importante ressaltar, que os dados foram coletados por meio de um questionário misto (com alternativas abertas e fechadas) juntamente com a observação do tipo sistemática participante. Constatamos nos resultados alcançados no estudo, que a gestão documental está presente no cotidiano administrativo da instituição em questão, mas conclui-se que necessita de um melhor aprimoramento para aplicação de suas técnicas e procedimentos, precisando também de um espaço físico mais novo e mais amplo, para assim, organizar adequadamente suas informações para atender com agilidade as demandas desejadas pelos usuários.
Descrição: PEREIRA, Laudecir Roseno. Gestão documental: uma visão arquivística no arquivo do setor de recursos humanos do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde - NEMS/PB. 2014. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4842
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laudecir Roseno Pereira.pdfLaudecir Roseno Pereira2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.