Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4845
Título: Formação do povo brasileiro – diversidade cultural e suas implicações pedagógicas
Autor(es): Bezerra, Paulo Roberto
Palavras-chave: diversidade cultural
formação do povo brasileiro
multiculturalismo
práticas pedagógicas
Data do documento: 27-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho de conclusão do curso de especialização buscou pensar como podemos lidar de maneira produtiva com a diversidade cultural no contexto de sala de aula. A priori traçamos um percurso histórico envolvendo a formação do povo brasileiro; a questão multiculturalista, como forma de relacionar melhor a diversidade cultural do nosso povo e como isso pode implicar nas relações pedagógicas em sala de aula. Como aporte teórico foram utilizados para fins de pesquisa principalmente Candau (2008), Freyre (2002), Ribeiro (1995) e Marcondes (2008), que discorrem a respeito da temática levantada e discutida ao longo deste trabalho. Esperamos que este trabalho possa vir a contribuir com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que visem a colaborar com a melhoria do ensino, bem como a erradicação de práticas de desigualdades sociais, étnicas e culturais que permeiam inclusive a sala de aula.
Descrição: BEZERRA, Paulo Roberto. Formação do povo brasileiro – diversidade cultural e suas implicações pedagógicas. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro-PB, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4845
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Roberto Bezerra.pdfPaulo Roberto Bezerra 414.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.