Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4845
Título: | Formação do povo brasileiro – diversidade cultural e suas implicações pedagógicas |
Autor(es): | Bezerra, Paulo Roberto |
Palavras-chave: | diversidade cultural formação do povo brasileiro multiculturalismo práticas pedagógicas |
Data do documento: | 27-Ago-2014 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão do curso de especialização buscou pensar como podemos lidar de maneira produtiva com a diversidade cultural no contexto de sala de aula. A priori traçamos um percurso histórico envolvendo a formação do povo brasileiro; a questão multiculturalista, como forma de relacionar melhor a diversidade cultural do nosso povo e como isso pode implicar nas relações pedagógicas em sala de aula. Como aporte teórico foram utilizados para fins de pesquisa principalmente Candau (2008), Freyre (2002), Ribeiro (1995) e Marcondes (2008), que discorrem a respeito da temática levantada e discutida ao longo deste trabalho. Esperamos que este trabalho possa vir a contribuir com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que visem a colaborar com a melhoria do ensino, bem como a erradicação de práticas de desigualdades sociais, étnicas e culturais que permeiam inclusive a sala de aula. |
Descrição: | BEZERRA, Paulo Roberto. Formação do povo brasileiro – diversidade cultural e suas implicações pedagógicas. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro-PB, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4845 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Paulo Roberto Bezerra.pdf | Paulo Roberto Bezerra | 414.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.