Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4846
Título: Uma análise sobre o uso da cartografia escolar na geografia do ensino médio: uma discussão metodológica
Autor(es): Almeida, Felipe Venceslau Silva
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Cartografia
Ensino Médio
Data do documento: 27-Ago-2014
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) estabelece uma discussão inicial acerca da abordagem metodológica da Cartografia aplicada à Geografia do Ensino Médio. Partiu-se do pressuposto de que o uso da cartografia é um instrumento de facilitação metodológica dos processos de ensino e aprendizagem da geografia, que se desenvolveu a partir dos princípios da “alfabetização cartográfica”. Tais princípios garantem o aprendizado geográfico na escola, já que, ao longo da pesquisa, foram indicados que a Cartografia esteve presente nas diferentes civilizações, tendo como base a inerência dos processos de representação do espaço ao longo do tempo. Tendo em vista, a compreensão de como essa dinâmica se processa no ambiente escolar, especificamente no que se refere ao uso que o professor faz desse instrumento didático metodológico, foi realizada uma pesquisa com os alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Para base do presente trabalho foram utilizados conceitos de principais teóricos sobre a prática da cartografia, dentro os quais Souza e Katuta no ano de 2001 e também a figura de Girardi na definição do mapa. Usamos outros teóricos para o desenvolvimento da pesquisa. A partir dos dados coletados e da análise realizada, tendo como base a aplicação de questionários, observação participante em duas oficinas promovidas e das discussões teóricas, foi dado suporte para a reflexão sobre a importância do uso da cartografia no ensino médio e a necessidade de se redimensionar os processos de formação dos professores, o ensino e a aprendizagem dos alunos em outros níveis de ensino no sentido do uso de instrumentos cartográficos no ensino de geografia em sala de aula.
Descrição: ALMEIDA, Felipe Venceslau Silva. Uma análise sobre o uso da cartografia escolar na geografia do ensino médio: uma discussão metodológica. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa-PB, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4846
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Venceslau Silva Almeida.pdfFelipe Venceslau Silva Almeida 1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.